UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONDIÇÃO DO DOCUMENTO “LA NUEVA BNCC Y LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL”
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110796 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2692 "inscrito_id" => 11073 "titulo" => "UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONDIÇÃO DO DOCUMENTO “LA NUEVA BNCC Y LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL”" "resumo" => "Este trabalho objetiva visibilizar como discursos neoliberais presentes em leis, decretos, portarias etc deram condições de produção para que o documento “La nueva BNCC y la enseñanza del español” fosse criado e como eles buscam naturalizar a educação como um produto e em que medida isso dociliza corpos. O material supracitado foi elaborado em coautoria pela Embaixada da Espanha no Brasil, por meio de seu Escritório de Educação, pelo Instituto Cervantes e a editora espanhola Edinumen, com um discurso de valor modal, afirmando que a feitura dele é para ajudar os docentes a trabalharem de acordo com o que está legislado pela BNCC. A proposta que consta nele é de um currículo que contempla o ensino do espanhol na etapa do Ensino Fundamental II, baseado no Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas. A pesquisa foi desenvolvida a partir do aporte teórico da Linguística Aplicada de vertente discursiva, tendo como suporte a metodologia da Análise Cartográfica do Discurso (Deleuze; Guattari, 1995; Barros; Kastrup, 2020; Deusdará; Rocha, 2021). Para as discussões relacionadas ao adestramento dos corpos que o neoliberalismo impõe, recorre-se às propostas de Foucault (1975 [2014b]), Laval (2019) e Dardot; Laval (2016) respectivamente; a fim de compreender o que não foi dito, mas está significado por meio das relações interdiscursivas, recorre-se aos estudos sobre pressupostos e subentendidos (Ducrot, 1987). Em correlação a isso, os estudos sobre silêncio (Orlandi [1942] 2007) são necessários para entender que há um continuum, pois, para dizer, é preciso não dizer, isto é, compreende-se, ao final da pesquisa, que o material analisado buscou atender aos interesses econômicos que hoje atravessam a educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11073_TB2692_08042024145906.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA DOS SANTOS NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LEILA" "autor_email" => "leila.nogueira@ifrj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110796 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2692 "inscrito_id" => 11073 "titulo" => "UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONDIÇÃO DO DOCUMENTO “LA NUEVA BNCC Y LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL”" "resumo" => "Este trabalho objetiva visibilizar como discursos neoliberais presentes em leis, decretos, portarias etc deram condições de produção para que o documento “La nueva BNCC y la enseñanza del español” fosse criado e como eles buscam naturalizar a educação como um produto e em que medida isso dociliza corpos. O material supracitado foi elaborado em coautoria pela Embaixada da Espanha no Brasil, por meio de seu Escritório de Educação, pelo Instituto Cervantes e a editora espanhola Edinumen, com um discurso de valor modal, afirmando que a feitura dele é para ajudar os docentes a trabalharem de acordo com o que está legislado pela BNCC. A proposta que consta nele é de um currículo que contempla o ensino do espanhol na etapa do Ensino Fundamental II, baseado no Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas. A pesquisa foi desenvolvida a partir do aporte teórico da Linguística Aplicada de vertente discursiva, tendo como suporte a metodologia da Análise Cartográfica do Discurso (Deleuze; Guattari, 1995; Barros; Kastrup, 2020; Deusdará; Rocha, 2021). Para as discussões relacionadas ao adestramento dos corpos que o neoliberalismo impõe, recorre-se às propostas de Foucault (1975 [2014b]), Laval (2019) e Dardot; Laval (2016) respectivamente; a fim de compreender o que não foi dito, mas está significado por meio das relações interdiscursivas, recorre-se aos estudos sobre pressupostos e subentendidos (Ducrot, 1987). Em correlação a isso, os estudos sobre silêncio (Orlandi [1942] 2007) são necessários para entender que há um continuum, pois, para dizer, é preciso não dizer, isto é, compreende-se, ao final da pesquisa, que o material analisado buscou atender aos interesses econômicos que hoje atravessam a educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11073_TB2692_08042024145906.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA DOS SANTOS NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LEILA" "autor_email" => "leila.nogueira@ifrj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }