A presente pesquisa discorre sobre o trabalho formativo subsidiado por reflexões da prática pedagógica, pautada numa articulação ativa e interativa da capacidade discursiva entre os conhecimentos científicos e sociais. Tendo como objetivo refletir sobre a dialogicidade na formação docente e sua contribuição na construção da identidade do professor. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com enfoque no Círculo Hermenêutico Dialético (CHD), buscando-se uma análise na literatura atual e aplicação de um CHD a vinte e cinco (25) estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade – FAST. Os resultados evidenciaram que para potencializar a formação pedagógica pautada na dialogicidade, é necessário vivenciar momentos de troca de experiências, além de roda de conversas, exposição de argumentos, dúvidas, etc., pautadas em bases científicas, sempre buscando a associação da teoria com a prática e experiência docente. Quando na formação inicial os estudantes de cursos de licenciatura são estimulados a adotar práticas de dialogicidade eles terão mais possibilidade de promover na sala de aula estratégias de ensino como roda de conversas, círculos de cultura, debates, troca de experiências, entre outras práticas, tornando a sala de aula um ambiente vivo, colaborativo e democrático, onde todos os estudantes são encorajados a expressar suas opiniões, questionar, debater e contribuir para o desenvolvimento do conteúdo abordado. Em suma, as práticas dialógicas promovem ainda a diversidade de perspectivas e ideias, o que enriquece o processo educativo e incentiva construção coletiva do conhecimento.