Este trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de recomposição da aprendizagem implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME-SM) no ano de 2024. A proposta surgiu a partir da elaboração do plano de ação da mentoria do projeto Educa+ RS, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com o objetivo de melhorar os indicadores de aprendizado e de permanência dos estudantes das redes municipal e estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, foi pensado em um projeto de ação vinculado ao PRAEM (Programa de Atendimento Especializado Municipal), como forma de proporcionar acompanhamento, recomposição e avanço da aprendizagem dos estudantes. Em termos de objetivos e metodologia para o desenvolvimento deste projeto, levamos em consideração os resultados do SAERS/2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul) que avalia o desempenho dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos em Português e Matemática. A partir da análise do desempenho dos estudantes, foram determinadas as escolas que seriam atendidas em um primeiro momento. Em seguida, foram revistas as habilidades não consolidadas e conversou-se com a gestão e os professores das respectivas escolas. Na sequência, foi dado início às atividades pedagógicas, em uma escola da RME-SM, no contraturno escolar, utilizando-se de diversas metodologias e estratégias de ensino, levando em consideração as diferentes habilidades a serem recompostas/desenvolvidas. Os resultados apontam que os estudantes possuem dificuldades em aspectos básicos de Português como, por exemplo, leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, e de Matemática, nas quatro operações e resolução de problemas. Diante disso, conclui-se que são necessárias intervenções para a consolidação dos aspectos relacionados à busca de superação destas dificuldades e, também, para que os estudantes possam avançar para a próxima etapa de ensino com uma base mais consolidada.