Para promover a inclusão escolar é importante que as escolas e os professores tenham um conhecimento adequado sobre a diversidade de aprendizagem, respeitando as necessidades individuais de cada aluno. Nesse caso, o treinamento e desenvolvimento se mostram fundamentais para que se reproduzam as habilidades, os conhecimentos linguísticos, matemáticos e científicos. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva discutir os desafios da educação inclusiva nas escolas e entender a importância do professor e de sua formação para lidar com os desafios que lhes é imposto nesta jornada. Este estudo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa. Sendo realizada uma pesquisa de campo. O desenho metodológico teve como público-alvo professoras de uma escola pública do município de Jurema do Piauí, sudoeste do Piauí. Para a coleta de dados, utilizamos um roteiro composto por perguntas voltadas para a formação docente em Ciências na perspectiva da educação inclusiva. O resultado desta pesquisa mostrou a relevância da inclusão educacional no ensino regular, a importância da formação pelos docentes, à busca pela formação continuada e a instrumentalização por meio de cursos e oficinas, como também o ponderamento sobre as dificuldades e desafios dos professores da referida cidade que foram entrevistados. Entendendo o contexto social, a percepção de formação, a ausência de estrutura e de material pedagógico adequado para lidar com a educação inclusiva.