FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE JUREMA DO PIAUÍ/PI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112347 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4938 "inscrito_id" => 14776 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE JUREMA DO PIAUÍ/PI" "resumo" => "Para promover a inclusão escolar é importante que as escolas e os professores tenham um conhecimento adequado sobre a diversidade de aprendizagem, respeitando as necessidades individuais de cada aluno. Nesse caso, o treinamento e desenvolvimento se mostram fundamentais para que se reproduzam as habilidades, os conhecimentos linguísticos, matemáticos e científicos. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva discutir os desafios da educação inclusiva nas escolas e entender a importância do professor e de sua formação para lidar com os desafios que lhes é imposto nesta jornada. Este estudo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa. Sendo realizada uma pesquisa de campo. O desenho metodológico teve como público-alvo professoras de uma escola pública do município de Jurema do Piauí, sudoeste do Piauí. Para a coleta de dados, utilizamos um roteiro composto por perguntas voltadas para a formação docente em Ciências na perspectiva da educação inclusiva. O resultado desta pesquisa mostrou a relevância da inclusão educacional no ensino regular, a importância da formação pelos docentes, à busca pela formação continuada e a instrumentalização por meio de cursos e oficinas, como também o ponderamento sobre as dificuldades e desafios dos professores da referida cidade que foram entrevistados. Entendendo o contexto social, a percepção de formação, a ausência de estrutura e de material pedagógico adequado para lidar com a educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14776_TB4938_26102024192806.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE DE ASSIS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "Francinete" "autor_email" => "francinete.campos@discente.univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112347 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4938 "inscrito_id" => 14776 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE JUREMA DO PIAUÍ/PI" "resumo" => "Para promover a inclusão escolar é importante que as escolas e os professores tenham um conhecimento adequado sobre a diversidade de aprendizagem, respeitando as necessidades individuais de cada aluno. Nesse caso, o treinamento e desenvolvimento se mostram fundamentais para que se reproduzam as habilidades, os conhecimentos linguísticos, matemáticos e científicos. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva discutir os desafios da educação inclusiva nas escolas e entender a importância do professor e de sua formação para lidar com os desafios que lhes é imposto nesta jornada. Este estudo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa. Sendo realizada uma pesquisa de campo. O desenho metodológico teve como público-alvo professoras de uma escola pública do município de Jurema do Piauí, sudoeste do Piauí. Para a coleta de dados, utilizamos um roteiro composto por perguntas voltadas para a formação docente em Ciências na perspectiva da educação inclusiva. O resultado desta pesquisa mostrou a relevância da inclusão educacional no ensino regular, a importância da formação pelos docentes, à busca pela formação continuada e a instrumentalização por meio de cursos e oficinas, como também o ponderamento sobre as dificuldades e desafios dos professores da referida cidade que foram entrevistados. Entendendo o contexto social, a percepção de formação, a ausência de estrutura e de material pedagógico adequado para lidar com a educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14776_TB4938_26102024192806.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE DE ASSIS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "Francinete" "autor_email" => "francinete.campos@discente.univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }