Dentro do contexto escolar podemos destacar alguns sujeitos importantes que desenvolvem ações relevantes na elaboração e consolidação dos objetivos da aprendizagem. Um desses sujeitos é o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), responsável pelo acompanhamento e orientação dos professores. É ele que coordena toda ação educativa, elabora projetos e planejamento juntamente com o Corpo Docente e Gestão. Este trabalho tem como questão norteadora refletir sobre as atribuições do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), além de destacar o papel de mediador nas ações, pautadas com intencionalidade pedagógica e propor uma ação reflexiva no âmbito das práticas de Leitura e Escrita. Esse estudo trata-se tanto de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseado na discussão de ideias dos principais autores como Soares (2020) Vasconcellos (2002) Oliveira (2013) entre outros. A principal justificativa para esse trabalho está associada principalmente na relação da intencionalidade pedagógica e mediação do(a) coordenador(a) para que os objetivos da aprendizagem sejam assegurados de fato. O(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) é responsável pela articulação entre gestão e professores, assim como na promoção de reuniões, formações, acompanhamento do trabalho pedagógico e quando necessário, na proposição das ações interventivas, considerando as necessidades didático-pedagógicas. Os resultados obtidos a partir da analise e discussão dos dados coletados na observação e por meio das reflexões obtidas no exercício da escrita do relato de experiência, mostram a importância do trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) para a construção de uma aprendizagem significativa nesses munícipios, oferecendo subsídios formativos para a tomada de decisão das instituições educacionais, no que diz respeito as práticas de Leitura e Escrita, na perspectiva de contribuir para um novo (re)pensar quanto a oferta das Formações Continuadas tanto para o público dos(as) Coordenadores Pedagógicos(as) e Docentes, obtendo como produto dessa ação-reflexão-ação, a construção de novos saberes, competência técnica imprescindível para desenvolver uma aprendizagem significativa.