O presente trabalho versa, de forma exploratória, acerca da construção de um jogo de tabuleiro por estudantes do Ensino Médio e a sua aplicação como recurso pedagógico para estimular o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Astronomia em séries da Educação Básica (EB). A partir de um visual estético e de estratégias de ação inspirados no famoso jogo de tabuleiro War, o artefato objetivou despertar a curiosidade em torno das ciências naturais e promover maior aproximação frente a conceitos teóricos presentes no currículo escolar da EB, ao passo em que estimulou e fortaleceu a construção do conhecimento em estudantes a partir dos 10 anos de idade acerca de conceitos básicos da Física e de Astronomia relacionados ao estudo das constelações que compõem o céu noturno visível. A metodologia utilizada uniu, de forma lúdica e criativa, conceitos teóricos, construções práticas por meio de atividades em grupo e habilidades socioemocionais entre os estudantes, ao passo em que o conhecimento foi sendo construído. O jogo, produzido a partir do uso de materiais recicláveis e de baixo custo, além de promover o desenvolvimento de um raciocínio lógico, também se mostrou promissor como ferramenta didático-pedagógica, possibilitando o seu uso para fins de inovação pedagógica, ampliando o interesse e a participação dos jovens no processo de ensino-aprendizagem.