Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - UM ESTUDO DE REVISÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Faz parte do universo da Educação Física, lidar com práticas corporais. Essas práticas expressam sentimentos e sentidos, moldando o acervo do docente para sua formação integral. A integração da Capoeira no ambiente escolar objetiva além de propor uma prática da cultura corporal, atender demandas da comunidade afro-brasileira e promover equidade e diversidade cultural, obrigada pela Lei 10.639/2003 que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A capoeira é fruto de práticas culturais, referências negras e vivências desses povos na sua chegada ao Brasil. A pesquisa trata-se de um estudo de revisão, com buscas nas bases SciELO, PubMed, LILACS e Periódicos CAPES, com descritores "Capoeira; Ensino-aprendizagem; Educação Física Escolar; Lutas". Critérios de inclusão: artigos originais publicados entre 2019 a 2023, disponíveis na íntegra, em português e inglês. Exclusão: artigos originais em outros idiomas e antes de 2019. A capoeira pode ser benéfica em suas várias faces, tanto como conteúdo pedagógico da Educação Física, como também relacionado a seus aspectos de saúde como os aspectos fisiológicos e cognitivos relacionados à cultura corporal de movimento. Portanto, verificou-se que a falta de treinamento e vivência prática dificultam sua aplicação escolar, mas não é necessário ser mestre para lecionar sobre a capoeira no âmbito escolar, apenas ter conhecimento prático e teórico para torná-lo didático e pedagógico no meio escolar. Posto isso, é importante a temática, destacando que os professores tenham a devida formação sobre a capoeira, tanto na sua formação nas faculdades, como nas formações continuadas, para reafirmá-la como legítima do Brasil.

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