A literatura infantil nas últimas décadas ganhou uma grande amplitude e visibilidade dentro das diversas mídias digitais. Canais como Youtube, e redes sociais como Instagram e Telegram, direcionados à educadores, amplamente divulgam diversas obras literárias e direcionamentos de como abordá-las em sala de aula. Ana Maria Machado, autora de diversos livros de literatura infantil, tais como Cabe na Mala, Menina Bonita do laço de fita, aparece como uma das autoras mais citadas e utilizadas nesses canais, em que, além de divulgar sua obra, produzem e disponibilizam materiais gratuitos e pagos como recursos e atividades. Em contraponto, a cada dia o desafio de despertar o interesse pela leitura das crianças aumenta mais. Diante deste desafio, pretendemos nesse ensaio, explorar a importância das obras literárias da autora Ana Maria Machado, apresentadas nas grandes mídias contemporâneas, e como estas, aproximam a literatura à professores e alunos (as). Cabe perguntar, de que forma a literatura pode propiciar uma nova maneira de interação com as crianças, aproximando-as ao mundo da leitura, e possibilitando sua utilização como suporte no processo ensino aprendizagem? Utilizaremos como aporte teórico, os escritos dos autores: Cosson (2019), que fundamento as bases teóricas do uso da literatura no cotidiano escolar; Libâneo (2011), que ratifica as exigências educacionais na profissão docente, no que permeia o uso de novas tecnologias no ensino e os desafios de superá-las; Furtado (2020) que coaduna com nosso pensamento sobre a utilização recursos tecnológicos na literatura infantil; entre outros. Pretende-se com esse estudo, apontar possíveis diálogos, caminhos, para potencializar a prática docente no cerne do ensino de literatura na sala de aula, unindo a literatura e os produtos de áudio e vídeo produzidos pelas grandes mídias digitais contemporâneas.