Este trabalho contempla um relato de experiência de um professor que atua na periferia de uma cidade no Vale do Paraíba/SP, em uma sala de 3º ano do Ensino Fundamental com 30 estudantes, sendo que um deles possui o Transtorno do Espectro Autismo (TEA). Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa que traz o Relato de Experiência (RE) como elemento de produção de conhecimento, sendo este último fruto de múltiplas determinações, pois contempla diversas experiências socioculturais. Logo, este trabalho tem por objetivo compartilhar saberes sobre a experiência docente em sala comum e a relação com um estudante com TEA, considerando o olhar específico desse professor, o qual faz parte de um determinado contexto cultural e histórico. Levando em conta que o RE diz respeito a uma construção teórico-prática, pretende-se também destacar a importância deste como elemento formativo nos vários âmbitos da esfera acadêmica, especialmente no campo da educação, uma vez que é possível englobar processos e produções subjetivas e compartilhar conhecimentos adquiridos na vivência da rotina escolar. A narrativa dessa relação construída pelo professor e o aluno transcende a construção de conhecimento disciplinar, extrapola os processos cognitivos e elabora um vínculo que possibilita uma real interação social, uma vez que a ligação, ainda que não verbal, ocorreu dentro do campo da significação para ambos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.