O artigo investiga as mudanças na dinâmica de gênero no curso de Licenciatura em Pedagogia, historicamente marcado pela presença massiva de mulheres; agora observado por um aumento progressivo de estudantes homens nos últimos anos. O objetivo principal deste estudo é transcender preconceitos e desafios enfrentados pelos discentes masculinos, instigando discussões mais aprofundadas sobre essa temática, a partir da compreensão das percepções de discentes homens no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará, campus de Castanhal - PA. A pesquisa é de abordagem qualitativa exploratória descritiva; a partir da revisão da literatura e do uso dos instrumentos da aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas junto aos discentes do gênero masculino do curso no lócus da pesquisa, conforme Lüdke & André (1986) e Gil (2008). Os estudos apontam para a escassez de discussões ao longo do curso sobre a presença masculina no curso de Pedagogia; bem como, a ausência de reflexões e debates acerca da temática. Ainda existe o preconceito e a discriminação com o gênero masculino na profissão, principalmente na Educação Infantil e em muitas áreas deste campo educacional. Neste contexto do curso na UFPA – Campus Castanhal-PA, o estudo contribui para contextualizar os desafios específicos enfrentados pelos discentes homens no ambiente acadêmico e profissional de atuação, trazendo à reflexão uma perspectiva valiosa para novos conhecimentos sobre a temática e melhor compreender as relações de gênero entre os profissionais do curso de Pedagogia no Brasil.