O presente artigo tem como objetivo analisar a inclusão de pessoas com necessidades especiais no Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia da Bahia (ifba) campus de vitória da conquista. Entende-se que, durante muito tempo, a educação inclusiva no Brasil estava concentrada somente em centros especializados para alunos com necessidades especiais. No entanto, há alguns anos, esses alunos conquistaram o direito de se matricular em escolas regulares. Apesar desse avanço, diversas dificuldades ao serem inseridos em um ambiente escolar que muitas vezes não estão preparados para recebê-los, tanto em termos de estrutura física quanto de profissionais qualificados. Com isso, houve a aprovação na Resolução nº 30, de 12 de dezembro de 2017, onde surgiu a criação da coordenação de atendimento às pessoas com necessidades específicas (CAPNE), setor responsável para cumprir a política de inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Vitória da Conquista. A instituição visa promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (visual, auditiva, múltipla, intelectual), transtorno do espectro autista, transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/superdotação. Constatou-se que, no Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista adota práticas acadêmicas de inclusão que estão inclusas no livro digital de Práticas Acadêmicas Inclusivas. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental.