IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DE CUIDADORES ESCOLARES NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TEA: UM ESTUDO ABRANGENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113870 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7124 "inscrito_id" => 15777 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DE CUIDADORES ESCOLARES NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TEA: UM ESTUDO ABRANGENTE" "resumo" => "Observando o atual cenário da educação, percebe-se que as políticas de inclusão são tendências na atualidade e o profissional cuidador de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desses sujeitos que têm um importante papel para a inclusão de crianças com esse transtorno. Diante disso, esse artigo tem como objetivo avaliar a importância da formação especializada de cuidadores escolares para lidar com crianças com TEA. Sendo assim, aborda uma discussão a respeito da necessidade de uma capacitação para os profissionais que lidam com esse público, visto que, o TEA é muito amplo e complexo e muitas vezes a falta de preparo prejudica o desenvolvimento das crianças, dessa forma, esse estudo traz essa discussão para o âmbito científico. Esse estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada nos seguintes autores: Brasil (2012); Brasil (2020); DSM-5 (2014); Freire (2008); Lima (2018); Mantoan (2003); Silva (2020). A pesquisa de campo foi realizada por meio de dois questionários, 1 para os cuidadores e 1 para professores do Atendimento Educacional Especializado. O questionário foi aplicado por meio do google forms, com 8 questões cada. Portanto, pode-se perceber que o cuidador com uma formação adequada sente-se mais seguro em sua função e desenvolve um trabalho mais adequado com as crianças, favorecendo a inclusão no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15777_TB7124_27102024201227.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉGILA MARIA NASCIMENTO SANTOS" "autor_nome_curto" => "Égila Maria" "autor_email" => "egilamaria03@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113870 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7124 "inscrito_id" => 15777 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DE CUIDADORES ESCOLARES NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TEA: UM ESTUDO ABRANGENTE" "resumo" => "Observando o atual cenário da educação, percebe-se que as políticas de inclusão são tendências na atualidade e o profissional cuidador de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desses sujeitos que têm um importante papel para a inclusão de crianças com esse transtorno. Diante disso, esse artigo tem como objetivo avaliar a importância da formação especializada de cuidadores escolares para lidar com crianças com TEA. Sendo assim, aborda uma discussão a respeito da necessidade de uma capacitação para os profissionais que lidam com esse público, visto que, o TEA é muito amplo e complexo e muitas vezes a falta de preparo prejudica o desenvolvimento das crianças, dessa forma, esse estudo traz essa discussão para o âmbito científico. Esse estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada nos seguintes autores: Brasil (2012); Brasil (2020); DSM-5 (2014); Freire (2008); Lima (2018); Mantoan (2003); Silva (2020). A pesquisa de campo foi realizada por meio de dois questionários, 1 para os cuidadores e 1 para professores do Atendimento Educacional Especializado. O questionário foi aplicado por meio do google forms, com 8 questões cada. Portanto, pode-se perceber que o cuidador com uma formação adequada sente-se mais seguro em sua função e desenvolve um trabalho mais adequado com as crianças, favorecendo a inclusão no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15777_TB7124_27102024201227.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉGILA MARIA NASCIMENTO SANTOS" "autor_nome_curto" => "Égila Maria" "autor_email" => "egilamaria03@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }