Observando o atual cenário da educação, percebe-se que as políticas de inclusão são tendências na atualidade e o profissional cuidador de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desses sujeitos que têm um importante papel para a inclusão de crianças com esse transtorno. Diante disso, esse artigo tem como objetivo avaliar a importância da formação especializada de cuidadores escolares para lidar com crianças com TEA. Sendo assim, aborda uma discussão a respeito da necessidade de uma capacitação para os profissionais que lidam com esse público, visto que, o TEA é muito amplo e complexo e muitas vezes a falta de preparo prejudica o desenvolvimento das crianças, dessa forma, esse estudo traz essa discussão para o âmbito científico. Esse estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada nos seguintes autores: Brasil (2012); Brasil (2020); DSM-5 (2014); Freire (2008); Lima (2018); Mantoan (2003); Silva (2020). A pesquisa de campo foi realizada por meio de dois questionários, 1 para os cuidadores e 1 para professores do Atendimento Educacional Especializado. O questionário foi aplicado por meio do google forms, com 8 questões cada. Portanto, pode-se perceber que o cuidador com uma formação adequada sente-se mais seguro em sua função e desenvolve um trabalho mais adequado com as crianças, favorecendo a inclusão no âmbito escolar.