Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades matemáticas realizadas com turmas do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. As atividades foram realizadas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e em uma escola da rede municipal de Petrópolis (RJ) durante o ano letivo de 2024. As práticas apresentadas no artigo tratam dos resultados observados no desenvolvimento de uma atividade autoral que foi pensada a partir do recurso Prime Climb Hundreds Chart Poster, um quadro numerado de 1 até 100 onde os números são apresentados de forma fatorada e cada fator possui uma cor específica. Em nossa proposta, trabalhamos estratégias para a realização de cálculos de fatoração, números primos, números compostos, múltiplos, divisores, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC), conteúdos esses previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades propostas estimulam o pensamento matemático através de reflexões motivadas pela visualização dos números. A ideia de números compostos, múltiplos, divisores, MMC e MDC foram trabalhadas através das cores. Essas diferentes abordagens foram pensadas e propostas a partir das ideias fundamentadas nos estudos no campo das Neurociências e das Mentalidades Matemáticas, de modo a permitir e estimular que os estudantes explorem o conteúdo sob diferentes óticas. Observamos grande envolvimento e entusiasmo dos alunos durante a atividade e declarada motivação para as aulas subsequentes. A discussão aqui apresentada vem sendo amadurecida no grupo de estudos “Conexões Matemáticas” proveniente dos projetos de extensão: “POPMAT: projeto de preparação para olimpíadas matemáticas” em parceria com “Matemáticas e Mentalidades: comportamentos de ensino e aprendizagem”., ambos lotados no CAp-UERJ.