Recentemente, a busca de metodologias ativas que facilitem o aprendizado da disciplina de Química e que proporcionem o protagonismo estudantil se tornaram uma das principais pesquisas relacionadas à Educação. Diante dessa necessidade, criou-se um projeto chamado “Decupando a Química” que visa mostrar que a Química está presente em tudo, inclusive na arte, além de democratizar o acesso ao cinema e o dinamismo social e educativo. O projeto contemplará alunos do ensino médio da rede pública e será conduzido por meio da interdisciplinaridade, com o uso da matemática e suas tecnologias e da ciências da natureza e suas tecnologias. Para que isso ocorra, as turmas serão divididas por temas e o professor estimulará o protagonismo estudantil, de modo que os alunos sejam incentivados a assumir a execução de algumas etapas, indicando obras audiovisuais que encaixem no tema proposto. Outrossim, busca-se integrar o fazer científico, a realidade ficcionada e a liberdade criativa para o ensino de ciências, bem como o uso de demonstrações de probabilidades e verossimilhança, tão presentes na matemática. Consequentemente, estará presente a relação entre fazer ciência por meio de experimentação e sua relação com o fazer cinema. Por fim, pretende-se melhorar o aprendizado da Química e encorajar os discentes a estabelecer relações práticas daquilo que eles estão estudando até mesmo com momentos de lazer, a fim de que se desperte um interesse e proporcione maior estímulo intelectual em sala de aula.