O presente trabalho é um relato de experiências relacionadas a atividades matemáticas desenvolvidas em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). Divididos em quatro grupos, os 60 estudantes realizaram duas propostas do Centro de Pesquisa Youcubed, com foco nas Mentalidades Matemáticas e nas práticas de sala de aula, a partir de uma matemática aberta, criativa, visual e equitativa. Com o objetivo desenvolver os conceitos de senso numérico e de números, selecionamos duas atividades/jogos que envolvessem os conteúdos de contagem, indicação de quantidades e quantificação de elementos, conteúdos esses presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizamos como referenciais teóricos Boaler, Smole, Diniz & Cândido, Vergnaud, dentre outros. As atividades “Contando ratos” e “Guloso” foram realizadas de forma coletiva, dando espaço para que cada criança verbalizasse suas hipóteses e comentasse as resoluções encontradas, estabelecendo, assim, espaços de troca e construção de conhecimento. O planejamento de tais atividades auxiliaram no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexões, tomadas de decisão, argumentação e organização. Observamos que o ambiente de troca gerou motivação e busca pela aprendizagem, de maneira lúdica, durante o processo de construção de conhecimento. Na contagem, propriamente dita, que implicava em acompanhar a recitação da sequência numérica e as formas de adição de duas parcelas na busca por um mesmo resultado, percebemos o uso dos materiais concretos, dos gestos da mão, de movimentos dos olhos e cálculo mental, mostrando que as crianças estavam estabelecendo correspondência entre o conjunto contado e a sequência numérica. As reflexões foram realizadas a partir de trocas feitas no grupo de estudos promovido pelos projetos de extensão “Matemáticas e mentalidades: comportamento de ensino e aprendizagem” e “POPMAT: Projeto de Preparação para Olimpíadas Matemáticas”, ambos lotados no CAp-UERJ.