CONTANDO RATOS: O CONCEITO DE SENSO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7270 "inscrito_id" => 17625 "titulo" => "CONTANDO RATOS: O CONCEITO DE SENSO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiências relacionadas a atividades matemáticas desenvolvidas em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). Divididos em quatro grupos, os 60 estudantes realizaram duas propostas do Centro de Pesquisa Youcubed, com foco nas Mentalidades Matemáticas e nas práticas de sala de aula, a partir de uma matemática aberta, criativa, visual e equitativa. Com o objetivo desenvolver os conceitos de senso numérico e de números, selecionamos duas atividades/jogos que envolvessem os conteúdos de contagem, indicação de quantidades e quantificação de elementos, conteúdos esses presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizamos como referenciais teóricos Boaler, Smole, Diniz & Cândido, Vergnaud, dentre outros. As atividades “Contando ratos” e “Guloso” foram realizadas de forma coletiva, dando espaço para que cada criança verbalizasse suas hipóteses e comentasse as resoluções encontradas, estabelecendo, assim, espaços de troca e construção de conhecimento. O planejamento de tais atividades auxiliaram no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexões, tomadas de decisão, argumentação e organização. Observamos que o ambiente de troca gerou motivação e busca pela aprendizagem, de maneira lúdica, durante o processo de construção de conhecimento. Na contagem, propriamente dita, que implicava em acompanhar a recitação da sequência numérica e as formas de adição de duas parcelas na busca por um mesmo resultado, percebemos o uso dos materiais concretos, dos gestos da mão, de movimentos dos olhos e cálculo mental, mostrando que as crianças estavam estabelecendo correspondência entre o conjunto contado e a sequência numérica. As reflexões foram realizadas a partir de trocas feitas no grupo de estudos promovido pelos projetos de extensão “Matemáticas e mentalidades: comportamento de ensino e aprendizagem” e “POPMAT: Projeto de Preparação para Olimpíadas Matemáticas”, ambos lotados no CAp-UERJ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17625_TB7270_27102024182059.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SASS SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "CARLA SASS" "autor_email" => "carlasass@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7270 "inscrito_id" => 17625 "titulo" => "CONTANDO RATOS: O CONCEITO DE SENSO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiências relacionadas a atividades matemáticas desenvolvidas em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). Divididos em quatro grupos, os 60 estudantes realizaram duas propostas do Centro de Pesquisa Youcubed, com foco nas Mentalidades Matemáticas e nas práticas de sala de aula, a partir de uma matemática aberta, criativa, visual e equitativa. Com o objetivo desenvolver os conceitos de senso numérico e de números, selecionamos duas atividades/jogos que envolvessem os conteúdos de contagem, indicação de quantidades e quantificação de elementos, conteúdos esses presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizamos como referenciais teóricos Boaler, Smole, Diniz & Cândido, Vergnaud, dentre outros. As atividades “Contando ratos” e “Guloso” foram realizadas de forma coletiva, dando espaço para que cada criança verbalizasse suas hipóteses e comentasse as resoluções encontradas, estabelecendo, assim, espaços de troca e construção de conhecimento. O planejamento de tais atividades auxiliaram no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexões, tomadas de decisão, argumentação e organização. Observamos que o ambiente de troca gerou motivação e busca pela aprendizagem, de maneira lúdica, durante o processo de construção de conhecimento. Na contagem, propriamente dita, que implicava em acompanhar a recitação da sequência numérica e as formas de adição de duas parcelas na busca por um mesmo resultado, percebemos o uso dos materiais concretos, dos gestos da mão, de movimentos dos olhos e cálculo mental, mostrando que as crianças estavam estabelecendo correspondência entre o conjunto contado e a sequência numérica. As reflexões foram realizadas a partir de trocas feitas no grupo de estudos promovido pelos projetos de extensão “Matemáticas e mentalidades: comportamento de ensino e aprendizagem” e “POPMAT: Projeto de Preparação para Olimpíadas Matemáticas”, ambos lotados no CAp-UERJ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17625_TB7270_27102024182059.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SASS SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "CARLA SASS" "autor_email" => "carlasass@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }