Após o processo de homologação e implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da Educação Básica, o termo "projeto de vida" ganhou notoriedade em todo o território nacional. Na BNCC, a expressão aparece como destaque na competência geral 6, que diz respeito a importância da valorização e apropriação da diversidade de saberes e vivências culturais para que os estudantes possam compreender o mundo do trabalho e, a partir disso, ser capaz de fazer escolhas que estejam de acordo com o exercício da cidadania e de seu projeto de vida. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção do componente curricular Projeto de Vida nos anos finais do ensino fundamental, com foco no município de Boa Viagem-CE. A pesquisa é de natureza básica, do tipo documental e abordagem qualitativa. O estudo buscou analisar o desenvolvimento e a materialização dessa temática em um componente curricular por meio da investigação dos precedentes históricos desse fenômeno, bem como suas bases ideológicas. Foram também objetos de análise, diferentes documentos, dentre eles, BNCC, Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e as orientações curriculares do município de Boa Viagem. A análise dos dados indica que um dos aspectos responsáveis pela inserção de Projeto de Vida no currículo diversificado de forma estruturada, se deu por meio da implementação crescente de escolas em tempo integral e da parceria com entidades do terceiro setor no país e, consequentemente, no Estado do Ceará.