O presente artigo descreve uma experiência significativa realizada no dia 21 de setembro de 2023, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, envolvendo alunos universitários do curso de Geografia da UFCG na criação de materiais didáticos acessíveis. O trabalho teve como objetivo principal desenvolver recursos pedagógicos inclusivos para auxiliar no ensino de geografia para pessoas com deficiência, destacando-se a produção de mapas táteis, vídeos em Libras e jogos educativos. O referencial teórico-metodológico adotado baseou-se nos princípios da educação inclusiva, na valorização da colaboração entre estudantes e pessoas com deficiência, e no conceito de cartografia tátil estabelecido por Loch, Rutch (2008). A abordagem centrada na diversidade reconheceu a importância de considerar as diferentes necessidades e capacidades dos alunos, promovendo a participação ativa e colaborativa de todos os envolvidos no processo de criação dos materiais didáticos. Os resultados obtidos foram altamente positivos, demonstrando o impacto significativo dessa experiência tanto para os alunos universitários quanto para as pessoas com deficiência envolvidas. Os materiais didáticos produzidos, como os mapas táteis, possibilitaram uma compreensão mais ampla e acessível das informações geográficas para pessoas com deficiência visual. Da mesma forma, os vídeos em Libras facilitaram o acesso ao conteúdo para aqueles com deficiência auditiva, enquanto os jogos educativos estimulam o aprendizado de forma lúdica e interativa para todos os alunos. Freitas, Marcos (2023) vê a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.