Este é um estudo de caso de cunho qualitativo que objetivou averiguar a possível eficácia do uso dos Desenhos Animados como Estratégia Didática no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Lutas na Educação Física Escolar. A relevância do estudo surge da necessidade de facilitar a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física, mostrando aos professores uma estratégia de ensino dinâmica para ser utilizada em suas aulas. Durante o período da pesquisa foram ministradas seis aulas que abordavam o conteúdo Lutas para alunos do Ensino Fundamental II. O método de análise escolhido foi o comparativo, que possibilitou a análise do conhecimento prévio do educando com o adquirido depois da série de aulas ministradas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturados com seis questões objetivas. Nos resultados, verificou-se que o Desenho Animado é uma Estratégia Didática excelente para as aulas de Lutas, pois estimulam o interesse dos alunos pela temática abordada, facilitando a compreensão e assimilação do conteúdo. Destaca-se que a animação por si mesma é incapaz de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo. Portanto, é necessário que o professor seja um mediador constante das informações apresentadas no desenho e do conhecimento realmente necessário ao aprendizado dos educandos.