O presente estudo, parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização e Inovação Tecnológica em Educação Especial, teve como objetivo analisar a aplicabilidade do Plano Educacional Individualizado – PEI, em uma Escola Técnica Profissionalizante, na cidade de Niterói, lócus deste estudo à estudantes com necessidades educacionais especiais, público alvo da Educação Inclusiva Escolar. Como caminho metodológico foi utilizado um estudo de caso referente a um jovem estudante com Transtorno do Espectro Autista -TEA e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, na sala de recursos multifuncional. O estudo baseou-se em referenciais de legislações relativas à inclusão no Ensino Médio Profissionalizante e em autores pesquisadores do campo da Educação e da Inclusão no Ensino Profissionalizante. Os resultados conseguiram constatar que a utilização do PEI, como estratégia de Inclusão é de extrema importância para o desempenho desses estudantes, pois, não só norteia a mediação pedagógica do professor como também auxilia a desenvolver os potencias ainda não consolidados do estudante em sua vida acadêmica, bem como toda sua vida profissional.