Esta produção busca analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em História e Geografia Local, considerando a necessidade de dinamizar o ensino, tornando os alunos protagonistas de suas próprias histórias. Com a implantação do sistema integral de ensino no município de Umbuzeiro na Paraíba, surge na grade curricular à disciplina integrada de História e Geografia Local e com ela, a necessidade de abordar os elementos que caracterizam o município de maneira atrativa ao ponto de despertar nos alunos o prazer de se sentirem pertencentes à comunidade estudada. Assim, visando destacar as potencialidades metodológicas das aulas de campo, apresentamos as experiências vivenciadas e relatadas pela turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Inácio Catu, Umbuzeiro – PB. A partir de tais experiências e relatos, percebemos que os alunos conseguem interagir melhor com o conteúdo abordado quando o vivencia, quando o é apresentado na prática. Silva (2023) destaca que “há a necessidade de se enfatizar a experiência de vida dos próprios alunos, tornando-os imersos em uma historicidade, para que, como já foi dito, eles se percebam sujeitos e agentes ativos da própria história”. Nesta perspectiva, podemos dizer que as aulas de campo, tomadas como metodologias ativas, estão dinamizando o processo de ensino e aprendizagem dos jovens estudantes umbuzeirenses.