Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA NATUREZA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INANTIL: UM ESTADO DA QUESTÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Cada vez mais observamos que as crianças se distanciam da natureza, tanto pelo fácil acesso às tecnologias quanto pela escassez de áreas verdes nas cidades e nas estruturas urbanas que abrigam os centros de educação infantil. Para explorar essa problemática, pesquisamos formas de relacionar práticas na natureza com o Pensamento Computacional (PC), uma vez que essa habilidade ganhou destaque com a homologação da Complementação da Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam práticas educativas na natureza e pensamento computacional na educação infantil. Como método utilizamos a investigação bibliográfica denominada de estado da questão. Para isso, realizamos uma análise nos portais de busca cientifica, considerando apenas o contexto da educação brasileira dos últimos dez anos. As bases de pesquisa de teses e dissertações usadas foram: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O levantamento foi realizado a partir das palavras-chaves: “Pensamento Computacional”, “Educação Infantil”, “Práticas Educativas” e “Natureza” combinadas de diferentes formas. O portal BDTD/IBICT apresentou 12 resultados de busca, dos quais apenas dois estavam efetivamente relacionados com a educação infantil. O portal da CAPES retornou igualmente 12 documentos, sendo três da educação infantil. A análise evidenciou dois trabalhos em PC plugado (com uso de computadores) e três em desplugado (sem uso de computadores), entretanto, nenhum deles tratava da relação do PC com práticas na natureza. De qualquer modo, observamos que o PC é introduzido de forma lúdica e contextualizada em atividades práticas diversas e jogos que estimulam o raciocínio lógico e a resolução de problemas. A investigação evidencia a necessidade de dar mais visibilidade ao PC na educação infantil, inserindo a natureza como um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança.

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