RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: ENTRELAÇAMENTO ENTRE MEMÓRIA HISTÓRICA E INTERAÇÕES HUMANAS SOCIOCULTURAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109552 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 955 "inscrito_id" => 1184 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: ENTRELAÇAMENTO ENTRE MEMÓRIA HISTÓRICA E INTERAÇÕES HUMANAS SOCIOCULTURAIS" "resumo" => "A História, como campo do conhecimento, tanto de produção do saber como de disseminação do saber, interage de forma transdisciplinar com diversas áreas como antropologia, sociologia e geografia, contribuindo para a obtenção, análise e disseminação de dados históricos. Nesse sentido, este estudo sugere que a História desempenha um papel fundamental na formação dos comportamentos humanos e seu desenvolvimento, logo tem um caráter formativo psíquico social e cultural, promovendo uma educação que valoriza as diferenças individuais e culturais, bem como de acolhimento à alteridade. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica em formato narrativo, o objetivo deste trabalho é investigar as relações entre História e Educação, destacando como a socialização dos saberes historiográficos influencia a construção da consciência histórica em estudantes de história, enquanto sujeitos do conhecimento em ambiente educacional, estimulando uma abordagem crítica e reflexiva sobre o passado. O embasamento teórico inclui conceitos de Paul Ricoeur sobre memória histórica (suas práticas de lembrar e de esquecer) e de Lev Vygotsky, do campo da psicologia histórico-cultural, que trata sobre a mediação entre sociedade e sujeito na atribuição de significado às experiências formativas (especialmente no campo da linguagem). Os resultados da pesquisa indicam que a conexão entre História e Educação (enquanto um processo educativo) promove a compreensão do passado, influenciando comportamentos e práticas humanas socioculturais, por meio da transmissão e construção da memória coletiva e histórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1184_TB955_29022024173341.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA CRUZ" "autor_email" => "anacruce@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109552 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 955 "inscrito_id" => 1184 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: ENTRELAÇAMENTO ENTRE MEMÓRIA HISTÓRICA E INTERAÇÕES HUMANAS SOCIOCULTURAIS" "resumo" => "A História, como campo do conhecimento, tanto de produção do saber como de disseminação do saber, interage de forma transdisciplinar com diversas áreas como antropologia, sociologia e geografia, contribuindo para a obtenção, análise e disseminação de dados históricos. Nesse sentido, este estudo sugere que a História desempenha um papel fundamental na formação dos comportamentos humanos e seu desenvolvimento, logo tem um caráter formativo psíquico social e cultural, promovendo uma educação que valoriza as diferenças individuais e culturais, bem como de acolhimento à alteridade. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica em formato narrativo, o objetivo deste trabalho é investigar as relações entre História e Educação, destacando como a socialização dos saberes historiográficos influencia a construção da consciência histórica em estudantes de história, enquanto sujeitos do conhecimento em ambiente educacional, estimulando uma abordagem crítica e reflexiva sobre o passado. O embasamento teórico inclui conceitos de Paul Ricoeur sobre memória histórica (suas práticas de lembrar e de esquecer) e de Lev Vygotsky, do campo da psicologia histórico-cultural, que trata sobre a mediação entre sociedade e sujeito na atribuição de significado às experiências formativas (especialmente no campo da linguagem). Os resultados da pesquisa indicam que a conexão entre História e Educação (enquanto um processo educativo) promove a compreensão do passado, influenciando comportamentos e práticas humanas socioculturais, por meio da transmissão e construção da memória coletiva e histórica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1184_TB955_29022024173341.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA CRUZ" "autor_email" => "anacruce@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }