A presente pesquisa surgiu nas dicussões da disciplina Sociologia da Educação, no primeiro período do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federa do Maranhão Campus Barra do Corda, que contempla uma parte prática de 10 horas como componente obrigatório do curso A investigação tem como objetivo principal analisar as concepções dos alunos que relizaram a pesquisa em quatro escolas municipais de Barra do Corda-MA nas turmas de 6º e 9º ano. A problemática da pesquisa fundamentou-se no seguinte questionamento: Quais as concepções dos alunos (graduandos) com relação as vivências de aprendizagem no ensino de matemática das escolas municipais de Barra do Corda no Maranhão? A metodologia utilizada foi o método autobiográfico com o uso do relato de experiência. Os dados foram analisados de acordo com análise interpretativa-compreensiva de Souza (2014). Para as discussões teóricas dialogamos com autores como: Freire (1996) refletindo sobre as relações dialógicas entre professor e aluno. Moreira (2012 que reflete sobre a imaginação sociológica e Marx (1979) que discute as relações homem e o trabalho. Os resultados da pesquisa apontam que os alunos obtiveram êxito no processo de ensino e aprendizagem e na relação teoria e prática da disciplina Sociologia da Educação.