Este trabalho é um recorte de um projeto em andamento do ciclo 2023 – 2024 do atual projeto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMASUL onde são trabalhadas poesias de Gonçalves Dias em turmas de 3° ano do ensino médio na escola Raimundo Soares da Cunha em Imperatriz — MA. Através desse projeto, buscamos ampliar o conhecimento dos alunos sobre História, através da Literatura e, na mesma medida, conscientizar a respeito de estereótipos raciais, que envolvem os indígenas na literatura e arte em geral que os retrata. Roger Chartier (1990) e Burke (2005), fazem uma relação entre literatura e história e essa correlação contribui para um estudo bibliográfico, no sentido de passarmos uma mensagem menos etnocêntrica. Esse trabalho visa debater a história através da literatura, para que, assim, os alunos possam compreender a possibilidade de estudar a história de forma mais dinâmica e com outras fontes, além dos livros didáticos. Dessa forma, discute-se uma história mais crítica, mais acessível para novas visões e possibilidades, fugindo assim de padrões pré-estabelecidos por perspectivas europeizadas. Inicialmente, com o estudo bibliográfico, foi possível analisar como o ensino de história está ligado de forma intrínseca com a literatura brasileira. Gonçalves Dias é um autor que remete muito a este fato, visto que ele traz diversas características do romantismo em suas obras, dentre elas, destaca-se a Canção do Exílio, onde retrata sua terra e os indígenas que habitam ali. Por se tratar de um projeto em andamento, ainda não foi possível obter resultados concretos, mas é esperado alcançar uma melhor compreensão a respeito do romantismo e sobre o próprio Gonçalves Dias, uma maior conscientização sobre como os indígenas são retratados na literatura nacional e como esse retrato influencia atualmente.