Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA POR MEIO DA LITERATURA PELA LENTE DE GONÇALVES DIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112099
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4594
    "inscrito_id" => 14341
    "titulo" => "A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA POR MEIO DA LITERATURA PELA LENTE DE GONÇALVES DIAS"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de um projeto em andamento do ciclo 2023 – 2024 do atual projeto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMASUL onde são trabalhadas poesias de Gonçalves Dias em turmas de 3° ano do ensino médio na escola Raimundo Soares da Cunha em Imperatriz — MA. Através desse projeto, buscamos ampliar o conhecimento dos alunos sobre História, através da Literatura e, na mesma medida, conscientizar a respeito de estereótipos raciais, que envolvem os indígenas na literatura e arte em geral que os retrata. Roger Chartier (1990) e Burke (2005), fazem uma relação entre literatura e história e essa correlação contribui para um estudo bibliográfico, no sentido de passarmos uma mensagem menos etnocêntrica. Esse trabalho visa debater a história através da literatura, para que, assim, os alunos possam compreender a possibilidade de estudar a história de forma mais dinâmica e com outras fontes, além dos livros didáticos. Dessa forma, discute-se uma história mais crítica, mais acessível para novas visões e possibilidades, fugindo assim de padrões pré-estabelecidos por perspectivas europeizadas. Inicialmente, com o estudo bibliográfico, foi possível analisar como o ensino de história está ligado de forma intrínseca com a literatura brasileira. Gonçalves Dias é um autor que remete muito a este fato, visto que ele traz diversas características do romantismo em suas obras, dentre elas, destaca-se a Canção do Exílio, onde retrata sua terra e os indígenas que habitam ali. Por se tratar de um projeto em andamento, ainda não foi possível obter resultados concretos, mas é esperado alcançar uma melhor compreensão a respeito do romantismo e sobre o próprio Gonçalves Dias, uma maior conscientização sobre como os indígenas são retratados na literatura nacional e como esse retrato influencia atualmente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14341_TB4594_21052024153036.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VYRGINYA CONCEIÇÃO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "VYRGINYA"
    "autor_email" => "melovyrginya4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112099
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4594
    "inscrito_id" => 14341
    "titulo" => "A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA POR MEIO DA LITERATURA PELA LENTE DE GONÇALVES DIAS"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de um projeto em andamento do ciclo 2023 – 2024 do atual projeto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMASUL onde são trabalhadas poesias de Gonçalves Dias em turmas de 3° ano do ensino médio na escola Raimundo Soares da Cunha em Imperatriz — MA. Através desse projeto, buscamos ampliar o conhecimento dos alunos sobre História, através da Literatura e, na mesma medida, conscientizar a respeito de estereótipos raciais, que envolvem os indígenas na literatura e arte em geral que os retrata. Roger Chartier (1990) e Burke (2005), fazem uma relação entre literatura e história e essa correlação contribui para um estudo bibliográfico, no sentido de passarmos uma mensagem menos etnocêntrica. Esse trabalho visa debater a história através da literatura, para que, assim, os alunos possam compreender a possibilidade de estudar a história de forma mais dinâmica e com outras fontes, além dos livros didáticos. Dessa forma, discute-se uma história mais crítica, mais acessível para novas visões e possibilidades, fugindo assim de padrões pré-estabelecidos por perspectivas europeizadas. Inicialmente, com o estudo bibliográfico, foi possível analisar como o ensino de história está ligado de forma intrínseca com a literatura brasileira. Gonçalves Dias é um autor que remete muito a este fato, visto que ele traz diversas características do romantismo em suas obras, dentre elas, destaca-se a Canção do Exílio, onde retrata sua terra e os indígenas que habitam ali. Por se tratar de um projeto em andamento, ainda não foi possível obter resultados concretos, mas é esperado alcançar uma melhor compreensão a respeito do romantismo e sobre o próprio Gonçalves Dias, uma maior conscientização sobre como os indígenas são retratados na literatura nacional e como esse retrato influencia atualmente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14341_TB4594_21052024153036.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VYRGINYA CONCEIÇÃO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "VYRGINYA"
    "autor_email" => "melovyrginya4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é um recorte de um projeto em andamento do ciclo 2023 – 2024 do atual projeto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMASUL onde são trabalhadas poesias de Gonçalves Dias em turmas de 3° ano do ensino médio na escola Raimundo Soares da Cunha em Imperatriz — MA. Através desse projeto, buscamos ampliar o conhecimento dos alunos sobre História, através da Literatura e, na mesma medida, conscientizar a respeito de estereótipos raciais, que envolvem os indígenas na literatura e arte em geral que os retrata. Roger Chartier (1990) e Burke (2005), fazem uma relação entre literatura e história e essa correlação contribui para um estudo bibliográfico, no sentido de passarmos uma mensagem menos etnocêntrica. Esse trabalho visa debater a história através da literatura, para que, assim, os alunos possam compreender a possibilidade de estudar a história de forma mais dinâmica e com outras fontes, além dos livros didáticos. Dessa forma, discute-se uma história mais crítica, mais acessível para novas visões e possibilidades, fugindo assim de padrões pré-estabelecidos por perspectivas europeizadas. Inicialmente, com o estudo bibliográfico, foi possível analisar como o ensino de história está ligado de forma intrínseca com a literatura brasileira. Gonçalves Dias é um autor que remete muito a este fato, visto que ele traz diversas características do romantismo em suas obras, dentre elas, destaca-se a Canção do Exílio, onde retrata sua terra e os indígenas que habitam ali. Por se tratar de um projeto em andamento, ainda não foi possível obter resultados concretos, mas é esperado alcançar uma melhor compreensão a respeito do romantismo e sobre o próprio Gonçalves Dias, uma maior conscientização sobre como os indígenas são retratados na literatura nacional e como esse retrato influencia atualmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.