SIMULAÇÕES PHET PARA APRENDIZAGEM ATIVA DE CONCEITOS DE ENERGIA E COLISÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110811 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2711 "inscrito_id" => 5795 "titulo" => "SIMULAÇÕES PHET PARA APRENDIZAGEM ATIVA DE CONCEITOS DE ENERGIA E COLISÕES" "resumo" => "O ensino tradicional muitas vezes se baseia em métodos passivos, nos quais os alunos são meros receptores de informações transmitidas pelo professor. No entanto, essa abordagem pode limitar o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, especialmente na física. Neste contexto, as simulações PhET representam uma alternativa ao ensino tradicional, pois proporcionam uma abordagem mais visual e envolvente, na qual os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento (Wieman, Adams, Loeblein & Perkins, 2010). As aulas interativas demonstrativas (CDI) é uma abordagem educacional na qual os estudantes têm a oportunidade de se envolver em um processo de investigação, inclusive em discussões em grupo onde o professor orienta a simulação . Os estudantes trabalham com uma "folha de previsões" e participam ativamente, anotando suas ideias e observações. O professor orienta a discussão e incentiva a participação de todos os estudantes, utilizando a folha como uma ferramenta para registrar o progresso e como material de estudo para os alunos (Tavares & Martínez, 2017). Este trabalho aborda a influência da simulação no aprendizado de conceitos de Física, com foco específico no ensino de Mecânica (Hewitt, 2015). O objetivo é investigar a aprendizagem utilizando a metodologia das aulas interativas demonstrativas (CDI) com as simulações “Energia do Parque de Skate” (https://phet.colorado.edu/pt/simulations/energy-skate-park-basics) e “Laboratório de Colisões” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/collision-lab) e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas dos alunos. As aulas foram implementadas em uma escola de ensino médio no interior do Maranhão. Essa abordagem alinha-se com práticas pedagógicas ativas (Studart, 2019), que enfatizam a aprendizagem baseada em problemas, a investigação, a descoberta e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5795_TB2711_26102024202049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONKF VELOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "JHONKF" "autor_email" => "jhonsilva.20200004188@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110811 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2711 "inscrito_id" => 5795 "titulo" => "SIMULAÇÕES PHET PARA APRENDIZAGEM ATIVA DE CONCEITOS DE ENERGIA E COLISÕES" "resumo" => "O ensino tradicional muitas vezes se baseia em métodos passivos, nos quais os alunos são meros receptores de informações transmitidas pelo professor. No entanto, essa abordagem pode limitar o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, especialmente na física. Neste contexto, as simulações PhET representam uma alternativa ao ensino tradicional, pois proporcionam uma abordagem mais visual e envolvente, na qual os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento (Wieman, Adams, Loeblein & Perkins, 2010). As aulas interativas demonstrativas (CDI) é uma abordagem educacional na qual os estudantes têm a oportunidade de se envolver em um processo de investigação, inclusive em discussões em grupo onde o professor orienta a simulação . Os estudantes trabalham com uma "folha de previsões" e participam ativamente, anotando suas ideias e observações. O professor orienta a discussão e incentiva a participação de todos os estudantes, utilizando a folha como uma ferramenta para registrar o progresso e como material de estudo para os alunos (Tavares & Martínez, 2017). Este trabalho aborda a influência da simulação no aprendizado de conceitos de Física, com foco específico no ensino de Mecânica (Hewitt, 2015). O objetivo é investigar a aprendizagem utilizando a metodologia das aulas interativas demonstrativas (CDI) com as simulações “Energia do Parque de Skate” (https://phet.colorado.edu/pt/simulations/energy-skate-park-basics) e “Laboratório de Colisões” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/collision-lab) e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas dos alunos. As aulas foram implementadas em uma escola de ensino médio no interior do Maranhão. Essa abordagem alinha-se com práticas pedagógicas ativas (Studart, 2019), que enfatizam a aprendizagem baseada em problemas, a investigação, a descoberta e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5795_TB2711_26102024202049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONKF VELOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "JHONKF" "autor_email" => "jhonsilva.20200004188@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }