O ensino tradicional muitas vezes se baseia em métodos passivos, nos quais os alunos são meros receptores de informações transmitidas pelo professor. No entanto, essa abordagem pode limitar o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, especialmente na física. Neste contexto, as simulações PhET representam uma alternativa ao ensino tradicional, pois proporcionam uma abordagem mais visual e envolvente, na qual os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento (Wieman, Adams, Loeblein & Perkins, 2010). As aulas interativas demonstrativas (CDI) é uma abordagem educacional na qual os estudantes têm a oportunidade de se envolver em um processo de investigação, inclusive em discussões em grupo onde o professor orienta a simulação . Os estudantes trabalham com uma "folha de previsões" e participam ativamente, anotando suas ideias e observações. O professor orienta a discussão e incentiva a participação de todos os estudantes, utilizando a folha como uma ferramenta para registrar o progresso e como material de estudo para os alunos (Tavares & Martínez, 2017). Este trabalho aborda a influência da simulação no aprendizado de conceitos de Física, com foco específico no ensino de Mecânica (Hewitt, 2015). O objetivo é investigar a aprendizagem utilizando a metodologia das aulas interativas demonstrativas (CDI) com as simulações “Energia do Parque de Skate” (https://phet.colorado.edu/pt/simulations/energy-skate-park-basics) e “Laboratório de Colisões” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/collision-lab) e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas dos alunos. As aulas foram implementadas em uma escola de ensino médio no interior do Maranhão. Essa abordagem alinha-se com práticas pedagógicas ativas (Studart, 2019), que enfatizam a aprendizagem baseada em problemas, a investigação, a descoberta e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação.