Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMULAÇÕES PHET PARA APRENDIZAGEM ATIVA DE CONCEITOS DE ENERGIA E COLISÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110811
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2711
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "SIMULAÇÕES PHET PARA APRENDIZAGEM ATIVA DE CONCEITOS DE ENERGIA E COLISÕES"
    "resumo" => "O ensino tradicional muitas vezes se baseia em métodos passivos, nos quais os alunos são meros receptores de informações transmitidas pelo professor. No entanto, essa abordagem pode limitar o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, especialmente na física. Neste contexto, as simulações PhET representam uma alternativa ao ensino tradicional, pois proporcionam uma abordagem mais visual e envolvente, na qual os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento (Wieman, Adams, Loeblein & Perkins, 2010). As aulas interativas demonstrativas (CDI) é uma abordagem educacional na qual os estudantes têm a oportunidade de se envolver em um processo de investigação, inclusive em discussões em grupo onde o professor orienta a simulação . Os estudantes trabalham com uma "folha de previsões" e participam ativamente, anotando suas ideias e observações. O professor orienta a discussão e incentiva a participação de todos os estudantes, utilizando a folha como uma ferramenta para registrar o progresso e como material de estudo para os alunos (Tavares & Martínez, 2017). Este trabalho aborda a influência da simulação no aprendizado de conceitos de Física, com foco específico no ensino de Mecânica (Hewitt, 2015). O objetivo é investigar a aprendizagem utilizando a metodologia das aulas interativas demonstrativas (CDI) com as simulações “Energia do Parque de Skate” (https://phet.colorado.edu/pt/simulations/energy-skate-park-basics) e “Laboratório de Colisões” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/collision-lab) e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas dos alunos. As aulas foram implementadas em uma escola de ensino médio no interior do Maranhão. Essa abordagem alinha-se com práticas pedagógicas ativas (Studart, 2019), que enfatizam a aprendizagem baseada em problemas, a investigação, a descoberta e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5795_TB2711_26102024202049.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONKF VELOSO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JHONKF"
    "autor_email" => "jhonsilva.20200004188@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110811
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2711
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "SIMULAÇÕES PHET PARA APRENDIZAGEM ATIVA DE CONCEITOS DE ENERGIA E COLISÕES"
    "resumo" => "O ensino tradicional muitas vezes se baseia em métodos passivos, nos quais os alunos são meros receptores de informações transmitidas pelo professor. No entanto, essa abordagem pode limitar o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, especialmente na física. Neste contexto, as simulações PhET representam uma alternativa ao ensino tradicional, pois proporcionam uma abordagem mais visual e envolvente, na qual os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento (Wieman, Adams, Loeblein & Perkins, 2010). As aulas interativas demonstrativas (CDI) é uma abordagem educacional na qual os estudantes têm a oportunidade de se envolver em um processo de investigação, inclusive em discussões em grupo onde o professor orienta a simulação . Os estudantes trabalham com uma "folha de previsões" e participam ativamente, anotando suas ideias e observações. O professor orienta a discussão e incentiva a participação de todos os estudantes, utilizando a folha como uma ferramenta para registrar o progresso e como material de estudo para os alunos (Tavares & Martínez, 2017). Este trabalho aborda a influência da simulação no aprendizado de conceitos de Física, com foco específico no ensino de Mecânica (Hewitt, 2015). O objetivo é investigar a aprendizagem utilizando a metodologia das aulas interativas demonstrativas (CDI) com as simulações “Energia do Parque de Skate” (https://phet.colorado.edu/pt/simulations/energy-skate-park-basics) e “Laboratório de Colisões” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/collision-lab) e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas dos alunos. As aulas foram implementadas em uma escola de ensino médio no interior do Maranhão. Essa abordagem alinha-se com práticas pedagógicas ativas (Studart, 2019), que enfatizam a aprendizagem baseada em problemas, a investigação, a descoberta e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5795_TB2711_26102024202049.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONKF VELOSO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JHONKF"
    "autor_email" => "jhonsilva.20200004188@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino tradicional muitas vezes se baseia em métodos passivos, nos quais os alunos são meros receptores de informações transmitidas pelo professor. No entanto, essa abordagem pode limitar o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos, especialmente na física. Neste contexto, as simulações PhET representam uma alternativa ao ensino tradicional, pois proporcionam uma abordagem mais visual e envolvente, na qual os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento (Wieman, Adams, Loeblein & Perkins, 2010). As aulas interativas demonstrativas (CDI) é uma abordagem educacional na qual os estudantes têm a oportunidade de se envolver em um processo de investigação, inclusive em discussões em grupo onde o professor orienta a simulação . Os estudantes trabalham com uma "folha de previsões" e participam ativamente, anotando suas ideias e observações. O professor orienta a discussão e incentiva a participação de todos os estudantes, utilizando a folha como uma ferramenta para registrar o progresso e como material de estudo para os alunos (Tavares & Martínez, 2017). Este trabalho aborda a influência da simulação no aprendizado de conceitos de Física, com foco específico no ensino de Mecânica (Hewitt, 2015). O objetivo é investigar a aprendizagem utilizando a metodologia das aulas interativas demonstrativas (CDI) com as simulações “Energia do Parque de Skate” (https://phet.colorado.edu/pt/simulations/energy-skate-park-basics) e “Laboratório de Colisões” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/collision-lab) e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas dos alunos. As aulas foram implementadas em uma escola de ensino médio no interior do Maranhão. Essa abordagem alinha-se com práticas pedagógicas ativas (Studart, 2019), que enfatizam a aprendizagem baseada em problemas, a investigação, a descoberta e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.