O ciberespaço, que é a combinação da web com a internet, dinamizou os sistemas informacionais de mídia. Os recursos de mobilidade conferidos pelas hipermídias, bem como os hipertextos construídos, afetaram o jornalismo e fez nascer um novo gênero: o jornalismo digital. O fruto disso é a convergência das multimídias, que ganha mais dinamismo e mais velocidade, tendo o leitor também como autor das informações que ele tem interesse. Por esse caminho que o presente trabalho pretende fazer uma revisão bibliográfica sobre o hipertexto, o jornalismo digital, a hipermídia e o ciberespaço. Nesse percurso de pesquisa bibliográfica, o trabalho demonstra os resultados do levantamento comparativo apontado pela Pesquisa Brasileira de Mídia dos anos de 2015 e de 2024 sobre os hábitos de informação da população que tem relação com a nova característica da hipermídia no ciberespaço. Nessa sociedade da informação, as hipermídias ancoram o jornalismo digital. Esse novo jornalismo digital é fruto da mudança/transformação que ocorreu na dinâmica do jornalismo, assim como na prática jornalística e em seus mais variados suportes de mídia. Um exemplo disso é que com a dinâmica dos impressos, uma notícia ficava no prelo até o fechamento da edição dos jornais, deixando equipes de plantões para checarem as informações, aguardando novos desdobramentos. Na era do jornalismo digital, as notícias se atualizam a cada instante e as hipermídias permitem essa fluidez do conteúdo da informação. E esse pretende demonstrar como a convergência dessas mídias ganharam formatos mais interativos, dinâmicos e atuais.