Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111908
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4322
    "inscrito_id" => 13405
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "A inclusão de crianças autistas na educação infantil envolve não apenas a adequação de métodos de ensino, mas também a sensibilização e capacitação dos profissionais da educação, além da estruturação de um ambiente escolar acolhedor e estimulante. Um dos principais desafios é a quebra de paradigmas e preconceitos. Ainda existe uma falta de compreensão sobre o autismo, o que pode levar a práticas excludentes. Outro desafio é a necessidade de formação continuada dos docentes para que possam atender às necessidades específicas dessas crianças. A falta de recursos didáticos e de infraestrutura adequada nas escolas também são barreiras significativas. Além disso, a comunicação entre instituição e família é essencial, mas nem sempre é eficaz, o que pode dificultar o processo de inclusão. Para ultrapassar esses desafios, é fundamental que as práticas docentes sejam pautadas na empatia e no respeito às diferenças. O uso de metodologias ativas que promovam a participação efetiva das crianças no processo de aprendizagem, é uma estratégia valiosa. A personalização do ensino, com planos pedagógicos que considerem as habilidades e interesses de cada criança, é outra prática docente recomendada. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil, seus desafios e suas práticas docentes. Utilizando-se das palavras-chave: Educação infantil, desafios e práticas docentes, autismo, inclusão e suas variantes semânticas. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões sobre a importância da inclusão de crianças autistas na educação infantil e nos desafios enfrentados pelos professores e como as suas práticas docentes podem contribuir para que de fato a inclusão aconteça, fazendo da educação um espaço de verdadeira inclusão e respeito as singularidades de cada indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13405_TB4322_30092024203102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE MARIA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatianerbernardo1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111908
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4322
    "inscrito_id" => 13405
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "A inclusão de crianças autistas na educação infantil envolve não apenas a adequação de métodos de ensino, mas também a sensibilização e capacitação dos profissionais da educação, além da estruturação de um ambiente escolar acolhedor e estimulante. Um dos principais desafios é a quebra de paradigmas e preconceitos. Ainda existe uma falta de compreensão sobre o autismo, o que pode levar a práticas excludentes. Outro desafio é a necessidade de formação continuada dos docentes para que possam atender às necessidades específicas dessas crianças. A falta de recursos didáticos e de infraestrutura adequada nas escolas também são barreiras significativas. Além disso, a comunicação entre instituição e família é essencial, mas nem sempre é eficaz, o que pode dificultar o processo de inclusão. Para ultrapassar esses desafios, é fundamental que as práticas docentes sejam pautadas na empatia e no respeito às diferenças. O uso de metodologias ativas que promovam a participação efetiva das crianças no processo de aprendizagem, é uma estratégia valiosa. A personalização do ensino, com planos pedagógicos que considerem as habilidades e interesses de cada criança, é outra prática docente recomendada. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil, seus desafios e suas práticas docentes. Utilizando-se das palavras-chave: Educação infantil, desafios e práticas docentes, autismo, inclusão e suas variantes semânticas. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões sobre a importância da inclusão de crianças autistas na educação infantil e nos desafios enfrentados pelos professores e como as suas práticas docentes podem contribuir para que de fato a inclusão aconteça, fazendo da educação um espaço de verdadeira inclusão e respeito as singularidades de cada indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13405_TB4322_30092024203102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE MARIA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE"
    "autor_email" => "tatianerbernardo1@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A inclusão de crianças autistas na educação infantil envolve não apenas a adequação de métodos de ensino, mas também a sensibilização e capacitação dos profissionais da educação, além da estruturação de um ambiente escolar acolhedor e estimulante. Um dos principais desafios é a quebra de paradigmas e preconceitos. Ainda existe uma falta de compreensão sobre o autismo, o que pode levar a práticas excludentes. Outro desafio é a necessidade de formação continuada dos docentes para que possam atender às necessidades específicas dessas crianças. A falta de recursos didáticos e de infraestrutura adequada nas escolas também são barreiras significativas. Além disso, a comunicação entre instituição e família é essencial, mas nem sempre é eficaz, o que pode dificultar o processo de inclusão. Para ultrapassar esses desafios, é fundamental que as práticas docentes sejam pautadas na empatia e no respeito às diferenças. O uso de metodologias ativas que promovam a participação efetiva das crianças no processo de aprendizagem, é uma estratégia valiosa. A personalização do ensino, com planos pedagógicos que considerem as habilidades e interesses de cada criança, é outra prática docente recomendada. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil, seus desafios e suas práticas docentes. Utilizando-se das palavras-chave: Educação infantil, desafios e práticas docentes, autismo, inclusão e suas variantes semânticas. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões sobre a importância da inclusão de crianças autistas na educação infantil e nos desafios enfrentados pelos professores e como as suas práticas docentes podem contribuir para que de fato a inclusão aconteça, fazendo da educação um espaço de verdadeira inclusão e respeito as singularidades de cada indivíduo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.