O presente trabalho é um relato da experiência vivida na E.E.F. MANOEL MARTINS DE ALMEIDA, situada em Quixeramobim-CE, durante o PIBID do Curso de História da FECLESC/UECE. Nas aulas de história foram desenvolvidas atividades sobre a história da cidade e os lugares de memória (NORA, 1984: VII-VIII). As atividades foram divididas entre teoria para que os alunos compreendessem sobre a cidade, bem como seu papel no sertão central cearense, trouxessem seus pontos para a discussão e finalizasse com a prática por meio de visitas pela cidade. Os lugares de memória foram escolhidos previamente pelos bolsistas e a professora Suyanne Barreto com o intuito de promoverem reflexões sobre Quixeramobim do passado, do presente e do futuro, espaços que foram construções do século XX e XXI e suas contribuições. As atividades propostas foram realizadas nas turmas de Fundamental II (6º ao 9º ano) onde além de leitura e análise textos, músicas e imagens os educandos produziram também seus trabalhos como desenhos, cordéis e curta metragem. Essas ações fizeram parte do processo de aprendizagem significativa (FREIRE, 1989), que possibilita a criticidade e incentiva o protagonismo estudantil. Após a execução da metodologia observou-se resultados positivos, pois os educandos tiveram curiosidade em buscarem fontes, debaterem, criarem e apresentarem suas pesquisas e seus conhecimento sobre a cidade em que moram, foi comentado entre eles da sensação de pertencimento a aquele local depois dos estudo bem como o desejo pela continuação dos estudos sobre os lugares de memória.