A formação de professores é fundamental para garantir melhorias na educação, conforme preconiza a legislação educacional vigente, LDB (nº 9394/1996) e BNC- Formação Continuada (nº 01/2020). O presente trabalho evidencia a importância da função do articulador de ensino em escolas públicas estaduais de Alagoas e seu papel na formação continuada de professores no período pandêmico e pós pandêmico (2020/2023). Ao proporcionar oportunidade de aprendizado dentro do ambiente escolar os educadores têm a chance de vivenciar e refletir sobre os desafios e práticas pedagógicas em contexto. Autores como Tardiff, Fullan, Schon e Paulo Freire enfatizam a importância da práxis educativa em que teoria e prática se entrelaçam e isso é potencializado quando a formação ocorre diretamente nos espaços onde os professores atuam. Nesse sentido, como proposta de política de governo, em 2017 foi criado, em Alagoas, o cargo de articulador de ensino, lotados nas unidades escolares da rede estadual, com a função de formador local que planeja, organiza e promove momentos formativos para os professores visando a melhoria dos processos de aprendizagem dos estudantes. Durante a pandemia (2020/2021), o trabalho foi realizado de forma online e logo depois híbrida, dando ênfase ao uso de novas tecnologias, competências socioemocionais e recomposição de aprendizagem, preparando os professores para uma prática de educação integral. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi um estudo de caso de quatro escolas públicas de Ensino Fundamental anos iniciais da rede estadual de Alagoas, onde foram analisados os resultados das avaliações externas SAEB (2021/2023). Observou-se, então, que o trabalho do articulador de ensino nessas unidades escolares apresentou um grande diferencial no aumento da curva de crescimento da proficiência dos estudantes na prova SAEB (2021/2023) que variou entre a menor nota de 2021 de 4,6 para a maior nota de 5,9 em 2023 entre as escolas analisadas.