O presente artigo é resultado de uma ação formativa para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, em uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. A formação foi realizada no início do ano letivo de 2024, a qual teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos professores sobre o processo de enriquecimento intracurricular e, consequentemente, a elaboração de Planos de Ensino Individualizados (PEI) na disciplina de ciências ministrada para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo acadêmica e intelectual. Assim, o presente trabalho apresenta o relato de uma das professoras participantes da referida formação. Com base no relato da professora, observamos que a ação formativa ‘’Adaptação Curricular’’ impactou positivamente no processo do ensino de aprendizagem. Do ponto de vista teórico, o presente trabalho está assentado no Referencial Curricular da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo e nos estudos de autores como Renzulli (2014), Bergamin (2018), Virgolim (2018). A formação de professores, principalmente no que tange a atender os estudantes com AH/SD na perspectiva inclusiva, é uma necessidade latente que requer aprofundamento teórico tanto em relação aos aspectos do currículo, quanto das diferentes metodologias de ensino, no sentido de atender a todos os estudantes de forma significativa e equitativa. Como resultado da formação, de modo geral, foi observado junto aos professores um grande interesse em aprender sobre diferentes estratégias para ensinar Ciências e principalmente, em relação ao atendimento educacional dos estudantes com AH/SD.