FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111992 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4442 "inscrito_id" => 1391 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS" "resumo" => "O presente trabalho aborda a Formação de Professores no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental com enfoque no uso de Experimentos, fomentado, desta forma, as possibilidades de contextualização e sistematização do conhecimento, permitindo que o aluno assuma um papel central sendo o protagonista de sua aprendizagem, tendo o professor como mediador. Com a evolução do perfil dos estudantes, impulsionada pelo advento das novas tecnologias, o papel do professor também precisa se adaptar buscando reformular práticas pedagógicas que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos pela ciência, favorecendo discussões. Com o uso da experimentação, os alunos têm a possibilidade e a oportunidade de vivenciar conceitos teóricos de forma prática, o que pode facilitar a compreensão do conhecimento. Além disso, a experimentação possibilita o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, essenciais para a formação integral dos estudantes. A análise inicial dos dados coletados durante a pesquisa revelou uma aceitação positiva por parte dos professores em relação ao uso de experimentos de baixo custo no ensino de ciências. Os professores destacaram a eficácia dessas atividades em engajar os alunos e tornar as aulas mais interessantes e significativas. Além disso os professores estão observando um aumento no interesse pela disciplina de Ciências. Muitos professores expressam a necessidade de maior apoio das instituições e investimento em materiais didáticos específicos para a implementação bem-sucedida dessa metodologia. O uso de experimentos de baixo custo pode ser uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É necessário que políticas educacionais e programas de formação continuada de professores incorporem o incentivo e a capacitação para o uso efetivo dessa abordagem pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1391_TB4442_17102024201132.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA DAVID DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "bete895325@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111992 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4442 "inscrito_id" => 1391 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS" "resumo" => "O presente trabalho aborda a Formação de Professores no Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental com enfoque no uso de Experimentos, fomentado, desta forma, as possibilidades de contextualização e sistematização do conhecimento, permitindo que o aluno assuma um papel central sendo o protagonista de sua aprendizagem, tendo o professor como mediador. Com a evolução do perfil dos estudantes, impulsionada pelo advento das novas tecnologias, o papel do professor também precisa se adaptar buscando reformular práticas pedagógicas que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos pela ciência, favorecendo discussões. Com o uso da experimentação, os alunos têm a possibilidade e a oportunidade de vivenciar conceitos teóricos de forma prática, o que pode facilitar a compreensão do conhecimento. Além disso, a experimentação possibilita o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, essenciais para a formação integral dos estudantes. A análise inicial dos dados coletados durante a pesquisa revelou uma aceitação positiva por parte dos professores em relação ao uso de experimentos de baixo custo no ensino de ciências. Os professores destacaram a eficácia dessas atividades em engajar os alunos e tornar as aulas mais interessantes e significativas. Além disso os professores estão observando um aumento no interesse pela disciplina de Ciências. Muitos professores expressam a necessidade de maior apoio das instituições e investimento em materiais didáticos específicos para a implementação bem-sucedida dessa metodologia. O uso de experimentos de baixo custo pode ser uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É necessário que políticas educacionais e programas de formação continuada de professores incorporem o incentivo e a capacitação para o uso efetivo dessa abordagem pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1391_TB4442_17102024201132.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA DAVID DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "bete895325@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }