AVALIAÇÕES EXTERNAS- RETRATOS FIDEDIGNOS DA SOCIEDADE OU SIMPLESMENTE ESTATÍSTICAS SUPERFICIAIS?
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No entanto, há um debate em andamento sobre a validade e a representatividade dessas avaliações em relação à realidade educacional das escolas e dos alunos. Estudos mostram que apenas uma pequena porcentagem de alunos de escolas públicas atinge o nível adequado de aprendizado em disciplinas fundamentais como matemática e leitura. O estudo investigou o impacto das práticas de avaliação na formulação de instrumentos de avaliação da aprendizagem e na condução de pesquisas na Escola Estadual Militar Tiradentes “Cabo José Martins de Moura” em Confresa-MT, com estudantes de 17 e 18 anos. A pesquisa incluiu questionários para alunos, além de revisão bibliográfica seletiva. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes reconhece a importância das avaliações externas para avaliar o desempenho, embora haja preocupações com manipulação de resultados. Considerando esses achados, é fundamental garantir a integridade das avaliações para promover uma educação de qualidade. 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