A educação, enquanto um direito social, impõem desafios contínuos, em especial na relação intrínseca entre as políticas educacionais e a formação humana. Como essência de uma conquista política e de lutas, ela é resultado de uma prática de resistência, de inconformismos e de reivindicações como princípio democrático e de direito. A assistência estudantil trata-se de uma temática de ampla relevância empírica em instituições de ensino superior em todo o mundo, não obstante exista uma lacuna na produção de estudos científicos sobre a questão, razão pela qual o presente livro foi escrito, justificado pelo sentido de corroborar para uma leitura acadêmica com base em uma genuína experiência nacional. O objetivo deste artigo é analisar a realidade empírica da Assistência Estudantil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio de uma triangulação metodológica de levantamentos bibliográficos, Relatórios de Gestão e dados estatísticos, contribuindo para o despertar de uma reflexão crítica diante dos desafios e rebatimentos da educação superior. Diante das interfaces que compõem a Assistência Estudantil, as reflexões contribuem para socializar o conhecimento, a partir de uma perspectiva multidisciplinar sobre o desenvolvimento das práticas relacionadas à assistência estudantil no ensino superior público federal brasileiro. Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, com abordagem quali-quantitativa, este artigo foi estruturado pela conjugação de uma lógica convergente, no uso do método dialético, a fim de possibilitar divergentes abordagens teórico-conceituais na realidade empírica, resultando em uma pluralidade de debates. Conclui-se, que as contribuições apresentadas ao longo do texto trazem elementos significativos para se pensar o direito à permanência estudantil e aos interessados na temática da Assistência Estudantil em instituições de ensino superior, em particular aos profissionais que trabalham diretamente na área, sendo recomendada para a reflexão sobre a complexa realidade nacional educacional a partir de uma experiência local.