Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir de um projeto piloto de investigação sobre o Ensino Profissional Marítimo no Brasil, que demonstrou a evolução do mesmo na formação dos profissionais aquaviários ao longo de sua história, com ênfase em seu funcionamento em Pernambuco. As principais áreas de formação no ensino marítimo incluem navegação, máquinas, eletrônica, segurança e meio ambiente marinho, entre outras. Com uma abordagem prática e focada nas necessidades do mercado, as instituições de Ensino Profissional Marítimo têm buscado formas inovadoras de capacitar os futuros profissionais, preparando-os para os desafios do setor. A relevância desse estudo é a necessidade de aprimoramento dos futuros profissionais marítimos que precisam estar constantemente atualizados e preparados para lidar com essas mudanças e adaptarem-se às novas técnicas e tendências do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é compreender as mudanças na qualidade da formação de profissionais marítimos a partir das Diretrizes da Lei 7.573/86, que estabelece que o Ensino Profissional Marítimo é de responsabilidade do comando da Marinha do Brasil. A metodologia engloba levantamento bibliográfico e estudo de campo por meio de questionários e entrevista semiestruturada junto aos órgãos responsáveis por esse ensino, tais como, a Capitania dos Portos de Pernambuco, o Orgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário de Recife (OGOMO/Recife), e o Sindicato Marítimos de Pernambuco. Esse estudo está em andamento no na metodologia e no processamento dos resultados, mas podemos observar um avanço a partir da modernização dos portos segundo o nosso levantamento bibliográfico.