A ampliação de políticas públicas educacionais, programas e ações para a oferta de educação em tempo integral nas escolas públicas brasileiras requer o conhecimento das demandas de organização do currículo, de tempos e espaços e exige novas estratégias de formação e atuação do pedagogo nas escolas de tempo integral. Neste cenário, a pesquisa desenvolvida no município de Parintins, onde funciona um Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) e uma Escola de Tempo Integral (ETI) teve como objetivo geral: conhecer como ocorre a atuação do pedagogo nas escolas de tempo integral em Parintins: CETI Gláucio Gonçalves e ETI Brandão de Amorim. Objetivos específicos, verificar se os pedagogos receberam/recebem formação para atuar nas escolas de tempo integral. Identificar as atribuições/ações desenvolvidas pelos pedagogos no CETI Gláucio Gonçalves e ETI Brandão de Amorim e analisar como o Curso de Pedagogia pode contribuir na formação de pedagogos para atuarem nas escolas de tempo integral. A pesquisa foi do tipo qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica, e como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com os pedagogos, bem como, um período de observação das atividades desenvolvidas pelos pedagogos nas escolas. O estudo viabilizará pontos de discussão/reflexão sobre a formação/atuação do pedagogo, temática ainda ausente nos cursos de formação inicial e continuada.