Uma das principais dificuldades observadas ao ministrarmos um componente curricular que aborda conhecimentos do campo da psicologia educacional é romper com a visão hegemônica que reduz o desenvolvimento humano à dimensão biológica, bem como fomentar a compreensão da aprendizagem como processo e não como produto. Assim, esse artigo constitui-se como relato de experiência da organização do processo didático da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, na licenciatura em pedagogia de uma universidade pública do agreste alagoano. Defende-se o estabelecimento de uma necessária relação de implicação entre sujeito e objeto do conhecimento, na qual o ponto de partida seja o olhar do estudante, bem como os sentidos e significados a serem construídos sobre os temas complexos do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos nos contextos escolares e não escolares. Do ponto de vista metodológico, será realizada a sistematização da experiência, com apresentação geral do planejamento pedagógico do componente curricular em questão e descrição das etapas de elaboração da oficina pedagógica, intitulada “Imagens Formativas, sentidos para o desenvolvimento humano”. Para a realização das oficinas pedagógicas, utilizou-se a fotografia como possibilidade de valorizar conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, provocar os estudantes na apropriação dos conhecimentos acadêmicos sobre desenvolvimento e aprendizagem como processos, que envolvem pessoas concretas e contextualizadas, em tempos existenciais distintos e em tramas afetivas, culturais, econômicas, políticas e históricas diversas. As imagens selecionadas pelos estudantes foram organizadas em categorias, tais como parentalidade, natureza, pertencimento, identidade, cooperação, superação, idades da vida; que deram base para a construção de concepções de desenvolvimento e aprendizagens ancoradas na experiência estética, ética e humanamente comprometidas.