Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: OFICINA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: OFICINA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Uma das principais dificuldades observadas ao ministrarmos um componente curricular que aborda conhecimentos do campo da psicologia educacional é romper com a visão hegemônica que reduz o desenvolvimento humano à dimensão biológica, bem como fomentar a compreensão da aprendizagem como processo e não como produto. Assim, esse artigo constitui-se como relato de experiência da organização do processo didático da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, na licenciatura em pedagogia de uma universidade pública do agreste alagoano. Defende-se o estabelecimento de uma necessária relação de implicação entre sujeito e objeto do conhecimento, na qual o ponto de partida seja o olhar do estudante, bem como os sentidos e significados a serem construídos sobre os temas complexos do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos nos contextos escolares e não escolares. Do ponto de vista metodológico, será realizada a sistematização da experiência, com apresentação geral do planejamento pedagógico do componente curricular em questão e descrição das etapas de elaboração da oficina pedagógica, intitulada “Imagens Formativas, sentidos para o desenvolvimento humano”. Para a realização das oficinas pedagógicas, utilizou-se a fotografia como possibilidade de valorizar conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, provocar os estudantes na apropriação dos conhecimentos acadêmicos sobre desenvolvimento e aprendizagem como processos, que envolvem pessoas concretas e contextualizadas, em tempos existenciais distintos e em tramas afetivas, culturais, econômicas, políticas e históricas diversas. As imagens selecionadas pelos estudantes foram organizadas em categorias, tais como parentalidade, natureza, pertencimento, identidade, cooperação, superação, idades da vida; que deram base para a construção de concepções de desenvolvimento e aprendizagens ancoradas na experiência estética, ética e humanamente comprometidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID465_TB1916_13052024172221.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAILA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAILA DOS SAN"
    "autor_email" => "janailasilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: OFICINA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Uma das principais dificuldades observadas ao ministrarmos um componente curricular que aborda conhecimentos do campo da psicologia educacional é romper com a visão hegemônica que reduz o desenvolvimento humano à dimensão biológica, bem como fomentar a compreensão da aprendizagem como processo e não como produto. Assim, esse artigo constitui-se como relato de experiência da organização do processo didático da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, na licenciatura em pedagogia de uma universidade pública do agreste alagoano. Defende-se o estabelecimento de uma necessária relação de implicação entre sujeito e objeto do conhecimento, na qual o ponto de partida seja o olhar do estudante, bem como os sentidos e significados a serem construídos sobre os temas complexos do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos nos contextos escolares e não escolares. Do ponto de vista metodológico, será realizada a sistematização da experiência, com apresentação geral do planejamento pedagógico do componente curricular em questão e descrição das etapas de elaboração da oficina pedagógica, intitulada “Imagens Formativas, sentidos para o desenvolvimento humano”. Para a realização das oficinas pedagógicas, utilizou-se a fotografia como possibilidade de valorizar conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, provocar os estudantes na apropriação dos conhecimentos acadêmicos sobre desenvolvimento e aprendizagem como processos, que envolvem pessoas concretas e contextualizadas, em tempos existenciais distintos e em tramas afetivas, culturais, econômicas, políticas e históricas diversas. As imagens selecionadas pelos estudantes foram organizadas em categorias, tais como parentalidade, natureza, pertencimento, identidade, cooperação, superação, idades da vida; que deram base para a construção de concepções de desenvolvimento e aprendizagens ancoradas na experiência estética, ética e humanamente comprometidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID465_TB1916_13052024172221.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAILA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAILA DOS SAN"
    "autor_email" => "janailasilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Uma das principais dificuldades observadas ao ministrarmos um componente curricular que aborda conhecimentos do campo da psicologia educacional é romper com a visão hegemônica que reduz o desenvolvimento humano à dimensão biológica, bem como fomentar a compreensão da aprendizagem como processo e não como produto. Assim, esse artigo constitui-se como relato de experiência da organização do processo didático da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, na licenciatura em pedagogia de uma universidade pública do agreste alagoano. Defende-se o estabelecimento de uma necessária relação de implicação entre sujeito e objeto do conhecimento, na qual o ponto de partida seja o olhar do estudante, bem como os sentidos e significados a serem construídos sobre os temas complexos do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos nos contextos escolares e não escolares. Do ponto de vista metodológico, será realizada a sistematização da experiência, com apresentação geral do planejamento pedagógico do componente curricular em questão e descrição das etapas de elaboração da oficina pedagógica, intitulada “Imagens Formativas, sentidos para o desenvolvimento humano”. Para a realização das oficinas pedagógicas, utilizou-se a fotografia como possibilidade de valorizar conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, provocar os estudantes na apropriação dos conhecimentos acadêmicos sobre desenvolvimento e aprendizagem como processos, que envolvem pessoas concretas e contextualizadas, em tempos existenciais distintos e em tramas afetivas, culturais, econômicas, políticas e históricas diversas. As imagens selecionadas pelos estudantes foram organizadas em categorias, tais como parentalidade, natureza, pertencimento, identidade, cooperação, superação, idades da vida; que deram base para a construção de concepções de desenvolvimento e aprendizagens ancoradas na experiência estética, ética e humanamente comprometidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.