A literatura na educação básica brasileira enfrenta uma luta contínua para manter sua subsistência na escola a cada alteração no sistema educacional. Diante disso, objetivamos neste trabalho compreender de que modo a influência da formação docente impacta na reinvenção do ensino de literatura, no ensino médio, a partir das tentativas de apagamento da literatura com a implementação da BNCC e do “novo” ensino médio. Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no município de Fortaleza-CE. Esta investigação, que foi premiada no concurso acadêmico “Garotas Fazem Ciência”, da XXVIII Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), é um recorte de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do Mundo (GPLEER), que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da UECE. Como base teórica adotamos as contribuições de e Cosson (2020) e Aragão (2021) sobre ensino de literatura, formação de leitores e letramento literário. Os resultados demonstram que a reexistência da educação literária no ensino médio se manifesta na reinvenção do ensino de literatura, fruto dos esforços individuais e coletivos de professores comprometidos com a formação de leitores nessa etapa de ensino. Isso evidencia a necessidade de aprimorar a formação inicial docente para o ensino de literatura, com foco no conteúdo teórico-metodológico para a formação de mediadores de leitura literária, mas principalmente no incentivo às experiências literárias.