Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das adaptações curriculares para os estudantes com transtornos de aprendizagem, especificamente o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a Dislexia, enfatizando as possibilidades da aprendizagem sem exclusão ou privação dos conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula. Tal recorte foi realizado porque este é o público específico atendido em serviços ofertados num programa de atendimento especializado num município na região central do Rio Grande do Sul. Desde 2021, a Lei nº 14254 dispõe sobre o acompanhamento integral para os estudantes com dislexia ou TDAH e outros transtornos de aprendizagem garantindo a eles o direito de serem encaminhados para diagnóstico. Além disso, estes estudantes devem receber apoio educacional em sua rede de ensino e também o apoio terapêutico especializado na rede de saúde, quando identificada a necessidade. Entendemos como ‘apoio educacional’ todo o suporte necessário para que estes sujeitos possam ter acesso à educação, ao conhecimento que está sendo desenvolvido em sala de aula, pois, em função destes transtornos, o processo de aprendizagem ocorre de forma diferente para eles, o que denota ser necessário uma forma diferente de apresentar o conhecimento. O apoio realizado aos estudantes atendidos pelo programa vai além dos atendimentos individuais/grupos, se estendendo também como um serviço de apoio às escolas destes estudantes, no sentido de orientar os professores para a realização das adaptações necessárias de acordo com as especificidades de cada um. Nesse sentido, entendemos que as adaptações são ferramentas fundamentais para estes estudantes, constituindo-se como um direito de acesso à educação para eles.