As aulas de campo são recursos educacionais que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos ao proporcionar uma imersão prática em ambientes naturais ou culturais. Este projeto tem como objetivo estimular a aprendizagem ativa dos alunos com aulas de campo, incentivando a observação, análise e reflexão sobre diversos aspectos do meio ambiente. O trabalho foi realizado através da metodologia ativa, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas ao utilizar os recursos naturais como ambiente de aprendizagem, onde desenvolveu-se uma aula teórica com os alunos com algumas orientações e posteriormente deu-se início na aula de campo para uma melhor compreensão. Os alunos foram encorajados a participar ativamente, envolvendo-se em atividades práticas, discussões e análises de dados coletados durante a aula de campo. Os resultados obtidos demonstraram não apenas uma maior compreensão e apreciação por parte dos alunos em relação ao tema estudado, mas também um desenvolvimento significativo de habilidades práticas e cognitivas. Os estudantes relataram uma maior motivação e interesse no aprendizado, além de uma crescente conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da cultura local. A experiência da aula de campo proporcionou uma vivência enriquecedora, promovendo não apenas o aprendizado prático, mas também a conexão dos alunos com o ambiente. Através da observação direta e da reflexão crítica, os estudantes ampliaram seus conhecimentos, desenvolveram uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados e, sobretudo, compreenderam o valor de cuidar da natureza. Essa abordagem prática e imersiva reforça o valor das aulas de campo como uma ferramenta pedagógica eficaz na promoção da educação ambiental e da consciência social. Palavras-chave: Aula de campo, aprendizado prático, observação, natureza, biodiversidade.