O presente trabalho aborda o processo de desenvolvimento e implementação de uma formação continuada com foco no tema contemporâneo transversal educação para o consumo, integrando os componentes curriculares destinada a professores do ensino fundamental. Para embasar essa construção, foram realizados levantamentos dos documentos norteadores vigentes, tais como a Base Nacional Comum de Formação, a Base Nacional Comum Curricular e o Caderno de Apoio dos Temas Transversais. Além disso, buscou-se respaldo teórico nos trabalhos de Antônio Nóvoa (1991, 1995) e Zygmunt Baumann (2001), aprofundando o estudo sobre o Tema Contemporâneo Transversal Educação para o Consumo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo por meio da análise de documentos e em uma revisão da literatura. Essa abordagem resultou na criação de um curso de formação contínua, com o objetivo de capacitar os professores para abordarem o tema da educação para o consumo em suas práticas pedagógicas. A proposta de formação consistiu em um total de 10 horas, distribuídas no contexto de uma escola pública. Dessas, 5 horas são destinadas à formação presencial, proporcionando interação direta e troca de experiências entre os participantes, enquanto as 5 horas restantes são dedicadas à formação não presencial, conduzida por meio de um estudo dirigido, com o auxílio de um e-book. Essa iniciativa visa não apenas fornecer subsídios teóricos e práticos, mas também promover uma reflexão crítica sobre o consumo e suas implicações na sociedade contemporânea. Dessa forma, os educadores serão preparados para atuarem como agentes de transformação social no ambiente escolar, contribuindo para uma formação mais consciente e cidadã dos estudantes. Conclui-se com o trabalho a importância de uma formação contínua para capacitar educadores a enfrentar os desafios contemporâneos da educação para o consumo.