Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de matemática para surdos, baseado na análise de 64 trabalhos selecionados no campo da surdez nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI) de um total de 56 trabalhos. Os trabalhos foram divididos e categorizados em prática pedagógica e formação de professores. Na seção de prática pedagógica, destacam-se métodos de ensino eficazes, adaptações curriculares e estratégias de comunicação que promovem a inclusão e a aprendizagem significativa para os estudantes surdos. Esses métodos visam abordar as dificuldades da disciplina de matemática, frequentemente percebida como de difícil compreensão, de forma dinâmica e prática, especialmente adaptada ao contexto visual e à utilização da Libras, língua brasileira de sinais, como meio de comunicação. Por outro lado, na área da formação de professores, identificaram-se lacunas e necessidades variadas de capacitação, enfatizando o desenvolvimento contínuo da identidade docente para educadores. Esses achados visam contribuir para o aprimoramento do conhecimento e das práticas no campo do ensino de matemática para surdos, na perspectiva da educação matemática inclusiva.