Este artigo teve como objetivo geral refletir sobre a prática docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Bilíngue para surdos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola Municipal de Recife-PE. Destacamos os desafios e oportunidades enfrentados pela professora da EJA e da e Educação Bilíngue para surdos e, ao examinar a prática pedagógica compreendemos como as estratégias adotadas impactam no processo de aprendizagem dos alunos. Por meio de observações das aulas e da entrevista realizada com uma professora que leciona numa turma de EJA e Educação Bilíngue para surdos nos mostraram que é de extrema importância as metodologias inclusivas e diferenciadas para atender as demandas diversificadas desses alunos e a busca por novas abordagens que sejam eficazes para enfrentar os desafios específicos dessas duas modalidades educacionais. Apoiamos em Lacerda (1998, 2013), Glat (2007), e Freire (1986, 2019) entre outros autores, como nas legislações educacionais específicas relacionadas à EJA e a Educação Bilíngue para surdos para embasar teoricamente o artigo. Destacamos, então, que a prática docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Bilíngue para surdos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental é repleta de possibilidades e estratégias que destacam a importância de promover uma educação inclusiva com adaptações constantes e aprimoramento profissional do docente para atender as especificidades dos alunos.