Este trabalho tem por objetivo identificar os desafios enfrentados pelos professores de Inglês do ensino básico público estadual na cidade de João Pessoa, na Paraíba, e propor possibilidades de melhoramento no ensino da língua inglesa (LI). Para isso, utilizamos como objeto de estudo, os relatos de nossas próprias experiências como professoras de Inglês, e realizamos um questionário com outros professores. Dessa forma, daremos voz a quem possui propriedade para analisar a realidade do ensino público de LI. Com esses dados, refletimos sobre os reais desafios que acometem o grupo docente no desenvolvimento de seu trabalho, e compreendemos quais são os possíveis caminhos encontrados pelos professores para resolução das problemáticas enfrentadas. Ancoramo- nos nos apontamentos de Celani (2005) sobre o perfil do professor de língua estrangeira do futuro; Irala e Leffa (2011) sobre as dificuldades de se inserir a língua inglesa no contexto do ensino público brasileiro; Andrade (2015), que nos convida a pensar sobre os motivos que levam o ensino de Inglês a não ocorrer de forma efetiva no Brasil; e Rajagopalan (2011), sobre o enfrentamento da hegemonia do Inglês, sobre a adoção da noção de World English, dentre outros estudiosos. No que concerne aos desafios a serem tratados neste trabalho, citamos a superlotação e o número elevado de turmas por professor, baixo nivelamento dos discentes e escassez de formação continuada. Em relação às políticas públicas, nos debruçaremos no programa Conexão Mundo Paraíba, que visa proporcionar, aos professores efetivos, oportunidades no desenvolvimento linguístico e interação com novas culturas. Ainda não há resultados conclusivos para este trabalho, pois os dados recolhidos estão sendo processados. De antemão, já podemos vislumbrar algumas considerações que corroboram com os estudiosos utilizados.