Um dos principais desafios do processo de ensino e aprendizagem é romper o paradigma da disciplinaridade que favorece a fragmentação da construção do conhecimento por meio da desarticulação dos saberes relacionados a uma determinada área. Uma forma de superar esse desafio é trazer uma abordagem transdisciplinar. A transdisciplinaridade é capaz de cruzar as especialidades, superar as fronteiras e transcorrer os conhecimentos, ocasionando uma compreensão mais holística dos saberes corroborando para uma formação profissional crítica e integrada que esteja alinhada às necessidades da atual sociedade. A partir desta compreensão, o objetivo, deste trabalho, foi trazer o relato sobre uma prática transdisciplinar no curso de Psicologia a partir da curricularização da extensão. No decorrer do segundo semestre 2023, duas turmas do curso de Psicologia realizaram as disciplinas Psicologia Escolar, Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Instituições e, Projeto de Extensão em Educação. A disciplina de Psicologia Escolar trouxe elementos teóricos para refletir criticamente sobre a educação, as instituições de ensino e suas práticas e a atuação da psicologia. O Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Instituições possibilitou que os alunos tivessem acesso às unidades de ensino, na perspectiva de compreender as relações instituídas, além da elaboração de um projeto de intervenção. O Projeto de Extensão em Educação levou a proposta norteadora de direitos humanos e a promoção da cultura de paz nas escolas para uma intervenção prática. O Projeto de Extensão dialogou com as disciplinas citadas fomentando trocas de conhecimentos, reflexões e criatividade que resultaram em práticas transdisciplinares entre professores, entre estudantes e entre professores e estudantes, conforme preconiza as DCNs para os cursos de graduação em Psicologia. De maneira inédita na instituição, as três disciplinas se entrelaçaram, proporcionando aos alunos uma vivência de integração e a percepção de uma relação efetiva entre teoria e prática.