UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA E AS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO ESPAÇO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112659 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5380 "inscrito_id" => 13912 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA E AS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre a relação adolescência e escola, com ênfase para os desafios inerentes a este momento marcante do desenvolvimento humano. Para tanto, é preciso situar a perspectiva sociointeracionista para compreender que o desenvolvimento se constrói através da interação do sujeito com os aspectos socioculturais. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o desenvolvimento na adolescência e os reflexos das relações construídas no espaço escolar. A metodologia é baseada em um relato de experiência, com observação-participante e construção de diários de campo. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: desenvolvimento, adolescência, papel da escola. Os resultados apontaram fragilidade de vínculos dos alunos entre si e para com os professores que, por sua vez, reflete na dificuldade de reconhecimento das potencialidades desses adolescentes, enquanto etapa do desenvolvimento. Entendemos que a relação do professor com o aluno é fundamental para o fortalecimento da identidade desse adolescente e que isso não é contemplado no conteúdo programático escolar. É comum o discurso que a adolescência é sinônimo de rebeldia, no entanto é importante problematizar e entender os possíveis significados dessa rebeldia. Entendemos que é isso parte constituinte da adolescência, que se compõe também de comportamentos de negação, oposição, autoafirmação, construção de grupos ou guetos, etc. Esses aspectos precisam ser vistos de maneira contextualizada e articulada a etapa de desenvolvimento que esses alunos estão vivenciando. Nesse sentido, o papel da escola é acolher esses alunos, criar espaços de troca e diálogo sobre suas vivencias e curiosidades, aproximar-se de seus interesses e fortalecer a criatividade, na relação ensino-aprendizagem. Por fim, é importante considerar, além da dimensão cognitiva, os aspectos emocionais que compõem a adolescência e que vão interferir diretamente na aprendizagem, na relação desse aluno com o professor, com a escola e com o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13912_TB5380_27102024134104.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISA BRAGA FREIRE" "autor_nome_curto" => "ISA BRAGA" "autor_email" => "isabragaf01@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112659 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5380 "inscrito_id" => 13912 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA E AS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho abordará reflexões sobre a relação adolescência e escola, com ênfase para os desafios inerentes a este momento marcante do desenvolvimento humano. Para tanto, é preciso situar a perspectiva sociointeracionista para compreender que o desenvolvimento se constrói através da interação do sujeito com os aspectos socioculturais. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o desenvolvimento na adolescência e os reflexos das relações construídas no espaço escolar. A metodologia é baseada em um relato de experiência, com observação-participante e construção de diários de campo. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: desenvolvimento, adolescência, papel da escola. Os resultados apontaram fragilidade de vínculos dos alunos entre si e para com os professores que, por sua vez, reflete na dificuldade de reconhecimento das potencialidades desses adolescentes, enquanto etapa do desenvolvimento. Entendemos que a relação do professor com o aluno é fundamental para o fortalecimento da identidade desse adolescente e que isso não é contemplado no conteúdo programático escolar. É comum o discurso que a adolescência é sinônimo de rebeldia, no entanto é importante problematizar e entender os possíveis significados dessa rebeldia. Entendemos que é isso parte constituinte da adolescência, que se compõe também de comportamentos de negação, oposição, autoafirmação, construção de grupos ou guetos, etc. Esses aspectos precisam ser vistos de maneira contextualizada e articulada a etapa de desenvolvimento que esses alunos estão vivenciando. Nesse sentido, o papel da escola é acolher esses alunos, criar espaços de troca e diálogo sobre suas vivencias e curiosidades, aproximar-se de seus interesses e fortalecer a criatividade, na relação ensino-aprendizagem. Por fim, é importante considerar, além da dimensão cognitiva, os aspectos emocionais que compõem a adolescência e que vão interferir diretamente na aprendizagem, na relação desse aluno com o professor, com a escola e com o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13912_TB5380_27102024134104.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISA BRAGA FREIRE" "autor_nome_curto" => "ISA BRAGA" "autor_email" => "isabragaf01@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }