Este trabalho abordará reflexões sobre a relação adolescência e escola, com ênfase para os desafios inerentes a este momento marcante do desenvolvimento humano. Para tanto, é preciso situar a perspectiva sociointeracionista para compreender que o desenvolvimento se constrói através da interação do sujeito com os aspectos socioculturais. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o desenvolvimento na adolescência e os reflexos das relações construídas no espaço escolar. A metodologia é baseada em um relato de experiência, com observação-participante e construção de diários de campo. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: desenvolvimento, adolescência, papel da escola. Os resultados apontaram fragilidade de vínculos dos alunos entre si e para com os professores que, por sua vez, reflete na dificuldade de reconhecimento das potencialidades desses adolescentes, enquanto etapa do desenvolvimento. Entendemos que a relação do professor com o aluno é fundamental para o fortalecimento da identidade desse adolescente e que isso não é contemplado no conteúdo programático escolar. É comum o discurso que a adolescência é sinônimo de rebeldia, no entanto é importante problematizar e entender os possíveis significados dessa rebeldia. Entendemos que é isso parte constituinte da adolescência, que se compõe também de comportamentos de negação, oposição, autoafirmação, construção de grupos ou guetos, etc. Esses aspectos precisam ser vistos de maneira contextualizada e articulada a etapa de desenvolvimento que esses alunos estão vivenciando. Nesse sentido, o papel da escola é acolher esses alunos, criar espaços de troca e diálogo sobre suas vivencias e curiosidades, aproximar-se de seus interesses e fortalecer a criatividade, na relação ensino-aprendizagem. Por fim, é importante considerar, além da dimensão cognitiva, os aspectos emocionais que compõem a adolescência e que vão interferir diretamente na aprendizagem, na relação desse aluno com o professor, com a escola e com o conhecimento.