Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SECUNDARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL ESCOLAR DO CEARÁ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), representadas pelas disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, perderam sua obrigatoriedade no currículo escolar da formação geral básica do ensino médio nacional desde a aprovação da Lei n.º 13.415/2017. No entanto, elas ainda se fazem presentes como componentes essenciais da parte diversificada ou dos itinerários formativos, consoante a matriz definida por cada unidade federativa. O documento oficial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que as CHSA são fundamentais para que os jovens possam ampliar o repertório conceitual e a capacidade de articular conhecimentos e informações também com outras áreas. Todavia, no interior das unidades escolares, sobretudo no que diz respeito à produção científica, as CHSA sofrem uma espécie de discriminação, sendo muitas vezes reduzidas epistemológica e metodologicamente, lembradas e exploradas nos quesitos relacionados à cultura, havendo dissociação da ênfase propriamente científica. O interesse pela temática partiu de nossas vivências enquanto professores, gestores e técnicos educacionais, atuando em instituições e campos diferentes. Com isso, nossa investigação de caráter qualitativo, adotando os métodos bibliográficos e documentais, pretende identificar como essa desigualdade entre as ciências existe no campo escolar e se reproduz na sociedade, principalmente no senso comum, e de que forma podemos intervir e modificar essa realidade a partir de nossas atividades dentro e fora da escola. Os resultados levantados a partir da revisão de literatura permitiram identificar que um dos fatores que dificultaram o processo de validação das Ciências Humanas é que estas surgiram quando as Ciências da Natureza já estavam constituídas, tendo definido seu método, área de atuação e ideia de cientificidade. Isso implica em termos de valorização das políticas públicas formativas, produção de material didático e sistemas avaliativos entre disciplinas consideradas prioritárias, tais como a Matemática, a Língua Portuguesa e as Ciências da Natureza.

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