Este artigo explora a integração da educomunicação no ambiente educacional, com foco no Programa Permanente de Extensão Educom.Cine, implementado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) nos anos de 2022 e 2023. O estudo se aprofunda na aplicação de práticas pedagógicas educomunicativas (PPE) em escolas de Florianópolis/SC, destacando o uso da produção audiovisual como ferramenta para engajar e promover a participação ativa dos alunos. A investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em teorias da educomunicação e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), para examinar como essas práticas podem enriquecer o aprendizado, fomentando habilidades críticas e criativas entre estudantes da educação básica. Entre os principais resultados, observou-se que a inserção da educomunicação no currículo escolar contribui significativamente para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre mídia e informação, além de estimular a expressão criativa dos alunos através do audiovisual. O programa Educom.Cine evidenciou não apenas a viabilidade, mas também a importância de adotar abordagens educomunicativas nas escolas, demonstrando melhorias no engajamento dos estudantes e na qualidade do aprendizado. Este trabalho ressalta a necessidade de políticas educacionais que incorporem as TDIC de maneira crítica e criativa, visando preparar os alunos para os desafios da sociedade contemporânea. Assim, contribui para o debate acadêmico sobre a integração efetiva da educomunicação e da tecnologia no processo educativo, oferecendo insights valiosos para educadores e formuladores de políticas.