O presente trabalho analisa o histórico da extensão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para compreender se a Extensão realizada pelo campus Araquari do Instituto Federal Catarinense (IFC) se relaciona com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais na perspectiva da ação dialógica com a comunidade. Para tanto, são analisados os projetos de extensão realizados nos anos de 2022 e 2023, com editais internos do campus, com concessão de bolsa e sem concessão de bolsa. A contribuição da relação dialógica diz respeito à prática educativa como construção de conhecimento e de competência para aplicá-lo. O presente artigo é resultado de uma pesquisa em andamento no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede (ProfEPT) no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Blumenau (SC). A pesquisa é de natureza qualitativa, elaborada a partir de levantamento bibliográfico e documental, busca e analisa dados empíricos, pela Análise de Conteúdo, de projetos e de entrevistas semiestruturadas com participantes da Extensão nos anos de 2022 e 2023. Para a compreensão inicial, com base nas Diretrizes da Extensão do IFC, foi possível levantar três categorias para a discussão: Interação Dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade e Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os resultados parciais deste trabalho apontam que existe relação das categorias estudadas com os projetos, predominantemente, com índice de relacionamento baixo e que não há menção dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais.