No mundo atual, onde a poluição e o desperdício tornam-se cada vez mais preocupantes, é essencial educar as próximas gerações sobre práticas sustentáveis para garantir um futuro melhor para todos. O presente trabalho tem por objetivo compreender de que forma o ensino da educação ambiental impacta nos sujeitos da comunidade escolar. Ademais, cabe também analisar a maneira que ela é desenvolvida nas escolas e o impacto da formação continuada de professores para a temática. A educação ambiental é uma importante ferramenta para sensibilizar os indivíduos e levá-los a agir conscientemente, logo, a escola é um meio essencial para alcançar tal objetivo. Sob esse viés, foi realizado um estudo na Escola Municipal Brilho do Sol a partir da contação de histórias dos livros "O planeta está com febre" e “As cores da reciclagem”, seguido por uma oficina de construção de brinquedos com base em materiais recicláveis, visando levar aprendizagens significativas sobre o consumo e desperdício de forma lúdica para crianças de turmas de 4º e 5º ano. Além disso, houve também um levantamento de pesquisa que analisou como a temática é abordada em sala de aula e a forma que se aprende, posto que nem sempre a maneira que é ensinada transmite conhecimentos geradores de uma visão crítica necessária para o desenvolvimento de hábitos ambientalmente corretos.