Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a prática docente e pretende discutir o fazer pedagógico, tendo como foco o processo criativo que permeia o planejamento do ensino. A ideia parte da elaboração de “cenas”, que têm por base a realidade dos alunos, na preparação de aulas que promovam a aprendizagem significativa. É fruto de conversas entre colegas de profissão, alunos e professores, dos cursos de especialização em Educação do Campus Parelhas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Neste artigo, apresentamos a continuação deste projeto, iniciado no ano de 2023, no curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e que tem continuidade agora no curso de Especialização em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação. O trabalho se desenvolve na perspectiva dialógica, freireana, da ação-reflexão-ação, na forma de projeto de pesquisa. Para pensarmos o processo criativo do planejar, dialogamos com o conceito de imaginação sociológica do sociólogo Charles Wright Mills. Acreditamos tratar-se de uma forma de refletir, repensar e talvez transformar o ambiente da aula, partindo da realidade, mas utilizando a imaginação, recriando o ofício de ensinar. Falar sobre a prática docente nos proporcionou reflexões, a partir das quais buscamos referências bibliográficas que nos permitissem ampliar nossa capacidade de compreender o fazer docente. Esperamos que as reflexões surgidas no decorrer do desenvolvimento do processo permitam repensar o processo de criação e planejamento das aulas. Subsidiando planejamentos, compartilhamento de experiências e possibilidades de diálogos.