O PLANEJAMENTO A PARTIR DA CRIAÇÃO DE “CENAS” DO COTIDIANO DOS ALUNOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110767 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2655 "inscrito_id" => 10091 "titulo" => "O PLANEJAMENTO A PARTIR DA CRIAÇÃO DE “CENAS” DO COTIDIANO DOS ALUNOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a prática docente e pretende discutir o fazer pedagógico, tendo como foco o processo criativo que permeia o planejamento do ensino. A ideia parte da elaboração de “cenas”, que têm por base a realidade dos alunos, na preparação de aulas que promovam a aprendizagem significativa. É fruto de conversas entre colegas de profissão, alunos e professores, dos cursos de especialização em Educação do Campus Parelhas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Neste artigo, apresentamos a continuação deste projeto, iniciado no ano de 2023, no curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e que tem continuidade agora no curso de Especialização em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação. O trabalho se desenvolve na perspectiva dialógica, freireana, da ação-reflexão-ação, na forma de projeto de pesquisa. Para pensarmos o processo criativo do planejar, dialogamos com o conceito de imaginação sociológica do sociólogo Charles Wright Mills. Acreditamos tratar-se de uma forma de refletir, repensar e talvez transformar o ambiente da aula, partindo da realidade, mas utilizando a imaginação, recriando o ofício de ensinar. Falar sobre a prática docente nos proporcionou reflexões, a partir das quais buscamos referências bibliográficas que nos permitissem ampliar nossa capacidade de compreender o fazer docente. Esperamos que as reflexões surgidas no decorrer do desenvolvimento do processo permitam repensar o processo de criação e planejamento das aulas. Subsidiando planejamentos, compartilhamento de experiências e possibilidades de diálogos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10091_TB2655_08042024140018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAÚJO E SILVA" "autor_nome_curto" => "JEREMIAS" "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110767 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2655 "inscrito_id" => 10091 "titulo" => "O PLANEJAMENTO A PARTIR DA CRIAÇÃO DE “CENAS” DO COTIDIANO DOS ALUNOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a prática docente e pretende discutir o fazer pedagógico, tendo como foco o processo criativo que permeia o planejamento do ensino. A ideia parte da elaboração de “cenas”, que têm por base a realidade dos alunos, na preparação de aulas que promovam a aprendizagem significativa. É fruto de conversas entre colegas de profissão, alunos e professores, dos cursos de especialização em Educação do Campus Parelhas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Neste artigo, apresentamos a continuação deste projeto, iniciado no ano de 2023, no curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e que tem continuidade agora no curso de Especialização em Ciências Humanas e Saberes Contemporâneos para a Educação. O trabalho se desenvolve na perspectiva dialógica, freireana, da ação-reflexão-ação, na forma de projeto de pesquisa. Para pensarmos o processo criativo do planejar, dialogamos com o conceito de imaginação sociológica do sociólogo Charles Wright Mills. Acreditamos tratar-se de uma forma de refletir, repensar e talvez transformar o ambiente da aula, partindo da realidade, mas utilizando a imaginação, recriando o ofício de ensinar. Falar sobre a prática docente nos proporcionou reflexões, a partir das quais buscamos referências bibliográficas que nos permitissem ampliar nossa capacidade de compreender o fazer docente. Esperamos que as reflexões surgidas no decorrer do desenvolvimento do processo permitam repensar o processo de criação e planejamento das aulas. Subsidiando planejamentos, compartilhamento de experiências e possibilidades de diálogos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10091_TB2655_08042024140018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAÚJO E SILVA" "autor_nome_curto" => "JEREMIAS" "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }